Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Filme com adaptação de contos de Clarice Lispector gravado em Teresópolis

Longa metragem tem cenas em locais como o Quiosque das Lendas e estará nos cinemas em breve

Escolhido para servir de locação do longa-metragem “Rio de Clarice”, em breve Teresópolis poderá ser visto nas telonas. O filme é uma adaptação de cinco contos da escritora Clarice Lispector para o cinema e tem produção da Aboim Produções e Artes e Taboca Produções Artísticas, empresas de Teresópolis com registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e experiência de mais de 30 anos em produções audiovisuais. Durante nove semanas, a produção do longa movimentou a economia da cidade, principalmente nos setores de aluguel de transportes, carros particulares, hotelaria, alimentação, restaurantes, locação de casas e postos de combustível, entre outros. Segundo a produção, foram aproximadamente R$ 2 milhões de investimentos entre 22 de fevereiro e 27 de abril, período em que atores famosos e artistas da cidade contracenaram juntos, numa equipe técnica com mais de 60 pessoas.
Com roteiro de Nicole Allgranti, criadora do projeto, e de Teresa Montero (biógrafa de Clarice Lispector), o longa entra agora em fase de edição e finalização e será lançado em salas de cinemas, festivais nacionais e internacionais e canais de streaming. “Cenário constante de novelas, documentários e filmes por suas belezas naturais, desta vez Teresópolis foi selecionado como locação para um longa baseado na obra de tão importante escritora brasileira. Certamente, o município ganhará ainda mais visibilidade turística e cultural. Nosso agradecimento à produção por movimentar a economia da cidade e incluir talentos locais em seu primoroso elenco e também a todos que contribuíram para a concretização dessa obra. Estamos sempre de braços abertos para a realização de novas produções”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Ricardo Guarilha.

Atrizes Guida Viana e Letícia Isnard em cena gravada no Quiosque das Lendas, na Granja Guarani. Foto: Arquivo Produção

Os cenários
As filmagens foram realizadas no Município, começando com uma cena de drone saindo do Rio de Janeiro e subindo a serra de Teresópolis. Os cinco contos filmados de uma das autoras mais prestigiadas do mundo, e adaptados para o cinema com a maestria de diretoras mulheres de cinema convidadas para o projeto, tiveram os sets de filmagem montados em vários pontos, na cidade e no interior.
São eles: 1) Feliz Aniversário – direção Maria Luiza Aboim: Sobrado Histórico José Francisco Lippi, em Venda Nova, na área rural; 2) Mal-estar de Um Anjo – direção Eunice Gutman: ruas do bairro do Alto e Alterdata Software, na Várzea; 3) A Bela e a Fera – direção Nicole Allgranti: Rodoviária de Teresópolis, no Centro, e bairro Agriões de Dentro, na área rural; 4) Preciosidade – direção Bárbara Kahane: filmado em ruas da cidade e no Centro Educacional Helena de Paula Tavares, escola municipal no bairro Araras; 5) Amor – direção Taciana Oliveira: Parque Nacional da Serra dos Órgãos e bairro Granja Guarani.

Elenco
Uma equipe de produção majoritariamente formada por mulheres, com profissionais do Rio de Janeiro e contratação de inúmeros profissionais de Teresópolis, trouxe recursos para a cidade e aprendizado da produção de um longa-metragem de ficção. O elenco inclui atores renomados e conhecidos do público como Letícia Spiller, Louise Cardoso, Lucélia Santos, Bia Sion, Júlio Levy, Letícia Isnard, Guida Viana, Freddy Ribeiro, Gabrielle Farias, Bruno Barbosa, Dora Pellegrino, Madhya e Ilana Progrebinschi, Ana Chagas, Luiz Octávio Moraes, Luiz Ramalho, Karolyna Mendes, Flávio Bauraqui, Duaia Assumpção e Hugo Benemer, em parceria com atores locais como Beto Corrêa, Pedro Menezes, Marcus Wolf, Matheus Januário, Rafael Araújo, Tiago Dumard, Ayrton Rebello, Elvira Helena, Vitor Arcanjo, Andrea Sant´Anna, Marcus Vinicius Vianna, Layane Pavão, Dion Domingues, Pedro Soares, Leonardo Pergaminho, Júlia Girassol, Guilherme Rocha, Jany Dias, Fernanda Pieri, Ramon Amaral e Rickelmy Araújo.

Produção gravada em Teresópolis em destaque na coluna Ancelmo Gois, no jornal O Globo. Foto: Reprodução

Apoios
De acordo com os produtores, a produção só foi possível acontecer na cidade com o fundamental apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal, Secretaria de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Lei Paulo Gustavo, Prefeitura de Teresópolis – por meio das secretarias municipais de Cultura/Casa de Cultura Adolpho Bloch e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, Centro Cultural Feso Pro Arte, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e das empresas Alterdata, Águas da Imperatriz, Maria Torta, Hotel Athos, Pousada Botânia, Ecobio, Dover Roll, Werner Tecidos, Padaria Lavoro e Molduraria RZ & Filhos.


Tags

Compartilhe:

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

COPBEA retoma feira de adoção de cães

Mês das crianças com promoção no parque de diversões do Le Canton

Regras do Pix mudam a partir de novembro

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE