No último domingo (13), dois casos de roubo foram registrados em Teresópolis e comunicados na 110ª Delegacia de Polícia. Um deles ocorreu na Várzea, em plena luz do dia, e o outro ocorreu no bairro do Alto no final da noite. Nesse último caso, o assalto foi realizado por dois homens que estavam em uma motocicleta e usaram uma faca para intimidar a vítima.
Na Rua Djalma Monteiro, na Várzea, a vítima foi um idoso de 88 anos. Segundo ele, ocorreu por volta das 10h do último sábado no momento que se preparava para atravessar na faixa de pedestres e ouviu: “Me acompanha que eu quero seu dinheiro e seus cartões do banco”. O roubo efetivamente ocorreu na Rua Carmela Dutra, onde o idoso entregou ao ladrão R$ 250, cartões bancários e documentos.
Também segundo o que está sendo apurado, o autor tem aproximadamente 40 anos, estatura média, forte, branco, de cabelo grisalho, e foi retirado do local por um comparsa aparentemente um pouco mais velho e que o esperava em um veículo de cor branca. Não foi informado se ele utilizou algum tipo de arma para ameaçar a vítima. Imagens de circuitos de segurança da região podem ajudar a compreender melhor a situação e identificar os autores.
Já por volta das 22h do mesmo dia, um homem foi abordado por dois ladrões na Rua Augusto do Amaral Peixoto, no bairro do Alto. Ele relatou à polícia que fazia caminhada, como de costume, quando percebeu que estava sendo seguido por dois homens em uma moto. O carona sacou de uma faca e começou a ameaça-lo, tomando um telefone celular e carteira. Antes de fugir, o criminoso fez novas ameaças com a faca e chegou a apontar para os olhos da vítima. Os óculos do homem atacado também foram destruídos.
Números baixos
Apesar dos registros do fim de semana, o número de crimes de roubo é considerado baixo em Teresópolis. De acordo com dados do setor de estatística da Secretaria de Estado de Segurança (ISP-RJ), entre janeiro e maio de 2024 foram 14 comunicações na 110ª DP, uma média de 2,8 ocorrências mensais. Em todo o ano passado, foram 51 casos de assalto, portanto pouco mais de quatro mensalmente. Importante frisar que há diferença entre roubo e furto. O primeiro, relacionado a tais estatísticas e situações do fim de semana, é quando ocorre algo que implique contra a vida da vítima, seja a utilização de armas ou a simples ameaça de violência física. No caso do de furto, é quando a pessoa tem algum objeto subtraído sem que perceba e, portanto, sem nenhum tipo de violência.