A programação festiva pelo 130º aniversário de Teresópolis segue neste fim de semana com mais algumas atrações. A agenda comemorativa é organizada pelas Secretarias Municipais de Cultura, de Turismo, de Educação e de Meio Ambiente e pela Assessoria de Comunicação, com a colaboração das demais secretarias. A programação vai até o final do mês de julho e pode ser conferida no site da prefeitura ( www.teresopolis.rj.gov.br ). Nesta sexta foi realizada a reinauguração da Fonte Amélia, revitalizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e com a colaboração da iniciativa privada, ela recebeu limpeza e pintura geral, recuperação de azulejos e da captação de água. O atrativo é um patrimônio municipal e faz parte do roteiro de visitação de turistas. Também na sexta ocorreram os lançamentos dos livros “Teresópolis, Minha Terra de Luz e de Amor”, de Andrea Viviana Taubman, que conta a história de Teresópolis com linguagem própria para alunos da Educação Infantil, e “Curso Básico de Sonorização – Aprenda a operar em poucas páginas’, de Ivan Bruno, dois produtos contemplados pela Lei Aldir Blanc, de apoio à Cultura. Veja o restante da programação:
SÁBADO, 10 DE JULHO
9h às 13h – Comemoração do 12º Aniversário do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Considerado o maior parque municipal do Brasil, com mais de 4.350 hectares de área de preservação ambiental. Atividades de Educação Ambiental. Exposição Montanhas de Teresópolis: Montanhismo, história e fotografia. Lançamento do primeiro roteiro de observação de aves de Teresópolis. Sede Santa Rita – Estrada Rincão do Vovô, 9000.
10h – Histórias que Contam Teresópolis. Série de vídeos com fatos, curiosidades e episódios da história do município. Casa da Memória Artthur Dalmasso.
SÁBADO E DOMINGO, 10 E 11 DE JULHO
10h às 17h – Feira de Artesanato “Terê Artes Manuais”, reunindo 18 artesãos locais, com variados objetos decorativos. Centro de Atendimento ao Turista – Soberbo.
Intervenção urbana itinerante “Campanha Rio de Mãos Dadas pelo Interior”, que inclui esculturas gigantes da artista Loo Stavale. Em formato de pares de mãos, representam a superação das dificuldades de 2020, por conta da pandemia, e a esperança de retomada da normalidade em 2021. Praça Baltasar da Silveira – Várzea.
DOMINGO, 11 DE JULHO
10h às 12h – Segunda Carreata Solidária, desfile de carros antigos com saída do Horto Municipal Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas, seguindo pelo Alto, Várzea, Bom Retiro, indo até a subsede do Parque Estadual dos Três Picos no Vale da Revolta, passando pelo Soberbo e com término na Praça Nilo Peçanha – a da Escola Ginda Bloch, no Alto.