Por volta das 16h desta quarta-feira (27), o 16º Grupamento de Bombeiros Militares deslocou duas ambulâncias e um caminhão tanque para mais um acidente de trânsito em Teresópolis, dessa vez envolvendo uma colisão de veículos após colisão. O fato ocorreu no cruzamento das ruas Carmela Dutra e Juruena, em Agriões, onde um Fiat Fiorino de cor branca tombou após colisão com uma Fiat Uno vermelha. O condutor do furgão teria saído da via menor, a Juruena, e passado direto no encontro com a movimentada Carmela Dutra sem perceber a aproximação do outro veículo. Ele atingiu a frente da Uno de raspão e tombou em seguida. O carro de trabalho ficou de rodas para o ar e o motorista, ferido, socorrido pelo CBMERJ e encaminhado para o pronto socorro do Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO), referência em trauma no município.
Apesar do grande susto, os ocupantes do outro Fiat não se machucaram. O trânsito ficou interditado na Juruena até o atendimento do CBMERJ e retirada do veículo, destombado pelos próprios militares e, bastante avariado, colocado na lateral da via. Mais dados sobre a dinâmica do acidente serão apurados pela polícia, que pode buscar imagens de circuitos de segurança para complementar a investigação. Agentes da Guarda Civil Municipal prestaram apoio na coordenação do trânsito no local do acidente.

Risco diário nos cruzamentos
Apesar da informação inicial de que um dos condutores não respeitou a parada no cruzamento, o que ainda deve ser melhor apurado pelas forças de segurança, o acidente registrado nesta quarta-feira na Carmela Dutra é um reflexo do que pode ocorrer diariamente na movimentada via pública. Nos últimos anos, foram feitas várias modificações no trânsito, com sentidos de fluxo sendo invertidos, estacionamentos proibidos ou criados para atender determinados estabelecimentos comerciais e outras demandas que acabam por confundir o motorista. Você saberia informar, de prima, qual das ruas laterais à Carmela Dutra permitem acessar a Feliciano Sodré?
“Contramão continua permitida”
Um trecho onde é ainda maior o risco diário de acidentes de trânsito é o que fica entre as ruas Rui Barbosa e Tenente Luiz Meirelles, onde a gestão Vinicius Claussen deixou apenas o sentido Alto com o objetivo de atender uma integração de ônibus que durou apenas um dia. Cinco anos depois, os carros não podem seguir sentido Centro. Pelo menos oficialmente. A sinalização indicando que no encontro com a Rui Barbosa os motoristas devem sair da Carmela Dutra é precária e, frequentemente, carros, motos e até caminhões seguem direto pela Carmela Dutra, até desembocar na Tenente Luiz Meirelles. Na contramão, podem ser atingidos por carros saindo de vagas, cujos motoristas logicamente vão reparar apenas no fluxo permitido, podem atingir pedestres ou se envolver em colisões com veículos que estejam saindo de estacionamentos ao longo da via. O fato já foi alertado pelo Diário dezenas de vezes, mas nenhuma solução foi apresentada até o momento. Se for mantido o trânsito somente sentido Alto, por exemplo, deveria se construída alguma estrutura no cruzamento com a Rui Barbosa que evidenciasse que o motorista não pode seguir em frente nesse trecho.