Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fiscalização na região da Cachoeira dos Frades em Teresópolis vai continuar

Secretaria de Turismo e AMOFRADES reforçam ações para minimizar fluxo desordenado de banhistas

Marcello Medeiros

A Secretaria Municipal de Turismo, junto à Associação de Moradores dos Frades (AMOFRADES) e com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, continua em curso com as ações da “Operação Verão” em uma das regiões mais frequentadas do município nesse período, a Cachoeira dos Frades. Esse trabalho tem como objetivo minimizar o fluxo desordenado de banhistas no Vale dos Frades através do controle de entrada de automóveis no local. “Equipes estão sinalizando e auxiliando o trânsito para reduzir os impactos causados e facilitar o acesso de moradores e turistas que buscam um local para se divertir e se refrescar nesse calor”, informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Além disso, o Turismo está realizando levantamento do tipo de público que utiliza o espaço e orientado sobre boas maneiras para utilizar tão bonita e importante região.

A Cachoeira dos Frades é ponto mais procurado nesse bonito recanto de Teresópolis. Localizada em área particular e de proteção ambiental, fica ainda no entorno do Parque Estadual dos Três Picos. Porém, boa parte dos frequentadores não respeita o local da maneira que ele merece. Muito lixo tem sido deixado às margens do rio, além de degradação das margens com a realização de churrascos. Recentemente, outra situação proibida foi registrada nesse atrativo turístico: visitantes, aparentemente residentes em outro município, acamparam às margens da cachoeira e divulgaram o “feito” em redes sociais. Tal prática é proibida e pode inclusive gerar a interdição do bonito espaço, que, vale repetir, tem todo o acesso realizado por uma área particular.
Em relação aos veículos, quando em grande número, eles atrapalham a vida dos moradores da região. Sem local adequado para estacionamento, muitas pessoas têm deixado os automóveis em trechos de curva e outros com pouco espaço, dificultando a passagem de caminhões que fazem o escoamento de produção rural e também veículos de carga de uma envasadora de água mineral localizada no final do Vale dos Frades.

Seja educado
Quando visitar ambientes naturais, não leve nada a não ser boas lembranças, não tire nada a não ser fotografias e não deixe nada a não ser pegadas. Respeitar a natureza é respeitar nossas futuras gerações. Nunca é demais lembrar que ambientais naturais não tem pessoas responsáveis pela limpeza e coleta de detritos, portanto é de responsabilidade de cada um levar de volta o lixo que gerou.

Muita atenção
Outra dica é ter muito cuidado ao se banhar em rios em cachoeiras. Esses ambientes também não contam com guarda-vidas ou outros profissionais que possam auxiliar em caso de afogamento ou mergulhos mal sucedidos. Além disso, fundos de rio podem esconder pedras e outros riscos que podem causar acidentes até fatais. Mais um conselho é ficar atento ao nível do curso d´água. Se começarem a surgir folhas e galhos e o nível começar a subir, saia imediatamente e se afaste pois pode estar em curso uma cabeça d´água, fenômeno que ocorre nas partes de montanha e nascentes dos rios e, consequentemente, longe dos olhares dos banhistas.

Edição 13/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Receita Federal em Teresópolis fala sobre declaração de IR 2024

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

Direito do Unifeso é avaliado pelo MEC como 4º melhor do estado do RJ entre 94 universidades públicas e privadas

“Tesouros da Serra” prestigia o Fórum Regional de Turismo

Domingos de abril com promoção no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE