Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fiscalização na região da Cachoeira dos Frades em Teresópolis vai continuar

Secretaria de Turismo e AMOFRADES reforçam ações para minimizar fluxo desordenado de banhistas

Marcello Medeiros

A Secretaria Municipal de Turismo, junto à Associação de Moradores dos Frades (AMOFRADES) e com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, continua em curso com as ações da “Operação Verão” em uma das regiões mais frequentadas do município nesse período, a Cachoeira dos Frades. Esse trabalho tem como objetivo minimizar o fluxo desordenado de banhistas no Vale dos Frades através do controle de entrada de automóveis no local. “Equipes estão sinalizando e auxiliando o trânsito para reduzir os impactos causados e facilitar o acesso de moradores e turistas que buscam um local para se divertir e se refrescar nesse calor”, informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Além disso, o Turismo está realizando levantamento do tipo de público que utiliza o espaço e orientado sobre boas maneiras para utilizar tão bonita e importante região.

A Cachoeira dos Frades é ponto mais procurado nesse bonito recanto de Teresópolis. Localizada em área particular e de proteção ambiental, fica ainda no entorno do Parque Estadual dos Três Picos. Porém, boa parte dos frequentadores não respeita o local da maneira que ele merece. Muito lixo tem sido deixado às margens do rio, além de degradação das margens com a realização de churrascos. Recentemente, outra situação proibida foi registrada nesse atrativo turístico: visitantes, aparentemente residentes em outro município, acamparam às margens da cachoeira e divulgaram o “feito” em redes sociais. Tal prática é proibida e pode inclusive gerar a interdição do bonito espaço, que, vale repetir, tem todo o acesso realizado por uma área particular.
Em relação aos veículos, quando em grande número, eles atrapalham a vida dos moradores da região. Sem local adequado para estacionamento, muitas pessoas têm deixado os automóveis em trechos de curva e outros com pouco espaço, dificultando a passagem de caminhões que fazem o escoamento de produção rural e também veículos de carga de uma envasadora de água mineral localizada no final do Vale dos Frades.

Seja educado
Quando visitar ambientes naturais, não leve nada a não ser boas lembranças, não tire nada a não ser fotografias e não deixe nada a não ser pegadas. Respeitar a natureza é respeitar nossas futuras gerações. Nunca é demais lembrar que ambientais naturais não tem pessoas responsáveis pela limpeza e coleta de detritos, portanto é de responsabilidade de cada um levar de volta o lixo que gerou.

Muita atenção
Outra dica é ter muito cuidado ao se banhar em rios em cachoeiras. Esses ambientes também não contam com guarda-vidas ou outros profissionais que possam auxiliar em caso de afogamento ou mergulhos mal sucedidos. Além disso, fundos de rio podem esconder pedras e outros riscos que podem causar acidentes até fatais. Mais um conselho é ficar atento ao nível do curso d´água. Se começarem a surgir folhas e galhos e o nível começar a subir, saia imediatamente e se afaste pois pode estar em curso uma cabeça d´água, fenômeno que ocorre nas partes de montanha e nascentes dos rios e, consequentemente, longe dos olhares dos banhistas.

Edição 18/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cursos livres no Centro Cultural Feso Pro Arte

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

PRF apreende uma tonelada de drogas em caminhão no Rio de Janeiro

“Ladrões motoqueiros” praticam mais um roubo de celular em Teresópolis

Unifeso abre com aulas gratuitas de natação, hidroginástica e treinamento funcional

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE