Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fiscalização para ciclomotores e veículos elétricos muda em 1º de janeiro

Teresopolitanos devem se adequar às novas normas. GCM se prepara para abordagens no trânsito

A partir de 1º de janeiro de 2026, entram em vigor novas regras para ciclomotores e veículos elétricos de micromobilidade. A fiscalização passará a cobrar habilitação, emplacamento e equipamentos obrigatórios de acordo com a classificação de cada tipo de veículo, conforme estabelece a Resolução 996/2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em Teresópolis, a fiscalização ficará por conta da Guarda Civil Municipal, que tem se atualizado para cobrar o que estará valendo a partir do próximo ano. O prazo para adaptação termina em 31 de dezembro de 2025. Depois disso, quem não estiver regularizado poderá ser multado.

Ciclomotores com regras mais rígidas
Os ciclomotores — definidos como veículos de duas ou três rodas, com velocidade máxima de 50 km/h, potência de até 4.000 W e acionamento por acelerador — serão os mais afetados pelas novas exigências. A partir de 2026, passam a ser obrigatórios: – CNH categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores); – Registro no Renavam; – Emplacamento; – Licenciamento anual; – Uso de capacete e demais equipamentos de segurança.
Esses veículos também devem vir equipados com retrovisores, farol, lanterna traseira, velocímetro, buzina e pneus em boas condições. O Contran reforça que ciclomotores não podem circular em ciclovias e ciclofaixas.

Muitos condutores têm utilizado a ciclofaixa, onde estão bicicletas e caminhantes, para trafegar. Ciclomotor, autopropelido, bicicleta elétrica… Independente do modelo escolhida, calçada deve ser evitada. Foto: Plantão O Diário

Autopropelidos, sem habilitação
Patinetes elétricos, monociclos, hoverboards e outros equipamentos classificados como veículos autopropelidos continuam dispensados de habilitação e emplacamento.

A legislação considera autopropelidos aqueles com: – Potência máxima de 1.000 W; – Velocidade limitada a 32 km/h; – Acionamento por acelerador; – Dimensões reduzidas (até 1,30 m de entre-eixos e 70 cm de largura).
Apesar de não exigirem habilitação, esses veículos devem ter indicador de velocidade, campainha e iluminação noturna. O uso de capacete segue recomendado, e a circulação é permitida em ciclovias.

Bicicletas elétricas mantêm regras atuais
As bicicletas elétricas com pedal assistido, potência de até 1.000 W e velocidade limitada a 32 km/h continuam sem necessidade de habilitação ou registro. O uso permanece liberado em ciclovias e ciclofaixas.

Motos elétricas = motos comuns
Modelos elétricos capazes de ultrapassar 50 km/h continuam enquadrados como motocicletas. A regra exige CNH A, emplacamento e circulação apenas em vias destinadas a veículos motorizados.

Objetivo é ampliar a segurança
De acordo com o Contran, o início da fiscalização busca aumentar a segurança viária e organizar o uso crescente de veículos elétricos nas cidades, especialmente nas regiões urbanas onde a micromobilidade vem ganhando espaço.

DIFERENÇA ENTRE OS VEÍCULOS
A Resolução nº 996/2023 do CONTRAN esclarece as regras e características de cada um desses veículos. Veja as diferenças:

  • Bicicleta elétrica: deve ter motor de até 1000W, funcionar somente com o pedal assistido, sem acelerador, e atingir no máximo 32 km/h. É considerada uma bicicleta comum e não precisa de placa nem CNH, mas o uso do capacete é fortemente recomendado.
  • Ciclo-elétrico (autopropelido): tem acelerador e pode funcionar sem pedalar, com velocidade limitada a 32 km/h. Também dispensa emplacamento e habilitação, mas deve respeitar os mesmos locais de circulação das bicicletas.
  • Ciclomotor: é equipado com acelerador e pode atingir até 50 km/h. Para conduzir, é necessário emplacamento, CNH categoria “A” ou ACC, além do uso obrigatório de capacete.


Teresópolis 08/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Defesa Civil alerta para alto risco de incêndio florestal e baixa umidade em Teresópolis

De flores a personalizados: veja dicas de presentes para o Dia das Mães

SEDCON e PROCON-RJ realizam recolhimento de produtos da marca Ypê após determinação da Anvisa

Lei autoriza fechamento parcial da Avenida Lúcio Meira para prática esportiva aos domingos

Fim de semana com muitos eventos em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE