Pela primeira vez, a equipe de fisioterapia do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) conseguiu deambular com paciente intubado pela unidade. Considerado um marco no serviço, o episódio ocorreu como consequência de encontros realizados periodicamente para abordar e debater atualizações às práticas diárias e protocolos internos de tratamento.
Aos 80 anos de idade, o paciente foi internado no HCTCO com diagnóstico de pneumonia e foi submetido a uma investigação para disfunção estrutural da traqueia. Portador de uma comorbidade neurológica autoimune que afeta a comunicação entre os nervos e músculos, afetando diferentes movimentos do corpo.
De acordo com a equipe do hospital, antes de necessitar de ventilação mecânica e outros dispositivos, vivia uma vida funcional e, por esse motivo, todos trabalharam para devolver a qualidade de vida, uma vez que durante todo o período, ele estava desperto, orientado, clinicamente estável, com boa força muscular e manifestando o desejo de sair do leito.
“Situações como essa são incomuns, pois, em muitos casos, pacientes com esse nível de força muscular estariam extubados e em recuperação fora da ventilação mecânica”, relatou a chefe do serviço de fisioterapia do HCTCO, Karla da Costa Braz Oti, sobre o estado do paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva Privada.
Foi a partir daí que o fisioterapeuta de rotina, Rodolpho Martins, e o fisioterapeuta plantonista, Ricky Oliveira, decidiram buscar alternativas ao caso do paciente, realizando avaliação das funções motora e respiratória, para descartar contraindicações ao procedimento que viria em seguida.
Todo o suporte nesse trabalho foi dado pela equipe médica e de enfermagem com a médica de rotina, Dra. Isabela Antunes, o médico plantonista, Dr. Irversen Gois, e a enfermeira Daniele Domingues. Juntos, foi possível proporcionar, de forma segura, a saída do leito e a deambulação, ou seja, a caminhada pelos corredores da unidade hospitalar, mesmo sob ventilação mecânica invasiva e monitorização intensiva. “A qualificação técnica e o compromisso com a segurança por parte de toda a equipe da Unidade de Terapia Intensiva Privada foram determinantes para que essa importante conquista fosse alcançada”, disse ainda Karla da Costa Braz Oti.
Equipe atualizada e capacitada
Segundo a chefia do setor, o grande responsável pelo sucesso em torno da deambulação do paciente se deu pela participação de todos os membros da equipe no “Encontro Científico da Fisioterapia”, que ocorre regularmente no hospital. Durante esses encontros, os profissionais debatem sobre práticas como: desmame ventilatório, protocolo de mobilização precoce no paciente crítico, protocolo de fisioterapia no atendimento do paciente pós operatório de cirurgia cardíaca, manejo da fisioterapia em doenças sazonais e etc. “Nossos protocolos assistenciais e programas de capacitação são revisados e, quando necessário, atualizados anualmente, a fim de assegurarmos uma atuação fundamentada em evidências científicas e estudos clínicos comprovados”, concluiu a chefia do setor de fisioterapia do HCTCO.