Marcello Medeiros
O ano de 2026 começou com um grande prejuízo ambiental e muito trabalho para brigadistas do Instituto Estadual do Ambiente, o INEA, lotados no Parque Estadual dos Três Picos. Eles foram acionados nesta quinta-feira (01) para combater um incêndio florestal na área da unidade de conservação localizada em Bonsucesso, Terceiro Distrito de Teresópolis, próximo onde fica um dos principais atrativos turísticos relacionados à prática do montanhismo e escalada: as icônicas Torres de Bonsucesso. Os agentes tiveram grande trabalho para controlar as chamas. Segundo analisado no local, o fogo pode ter tido início após a soltura de fogos de artifício durante a madrugada do primeiro dia do ano. Não foi divulgado o tamanho da área destruída pelo incêndio.
“A soltura de fogos de artifício e balões próximos a áreas verdes é uma das principais causas de incêndios florestais, como aconteceu ontem, em Teresópolis. As consequências para a nossa biodiversidade são devastadoras. Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental (Art. 41 da Lei nº 9.605/1998) e a pena para quem causa o incêndio pode chegar a 4 anos de reclusão e multa. Recentemente, as punições foram endurecidas, com multas que podem ultrapassar R$ 3.000,00 por hectare atingido. enquanto os responsáveis curtem o momento sem se preocupar com as consequências, nossa equipe de guarda-parques avança para proteger o que resta do nosso patrimônio natural”, publicou o PETP em suas redes sociais nesta sexta-feira (02).


Brigadistas tiveram muito trabalho para controlar o fogo. Segundo analisado no local, o fogo pode ter tido início após a soltura de fogos de artifício durante a madrugada do primeiro dia do ano. Foto: Divulgação PETP
Um maravilhoso parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area.






