Com música, devoção e cultura popular, no último domingo (04), a Folia de Reis Estrela Guia, a única em atividade em Teresópolis, manteve viva a tradição do festejo no município em três belas apresentações: na Igreja de Santo Antônio e na Feirarte, no Alto, e na Igreja de Santa Teresa, no centro da cidade. O espetáculo arrancou aplausos do público e foi garantido por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, que assegurou o transporte do grupo, tombado como patrimônio imaterial do Município.

“A Folia de Reis é uma tradição da cultura brasileira que, em Teresópolis, é mantida pela Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro, no 2º Distrito, com o Mestre Reginaldo e suas apresentações anuais. É uma manifestação cultural que deve ser prestigiada”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, acompanhado do subsecretário, Arnaldo Almeida, e equipe.

Com trajes na cor azul e acessórios típicos, os cantadores e instrumentistas entoaram versos, lembrando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus nesta tradicional festividade cultural e religiosa. “É um prazer imenso sair com a Estrela Guia, depois de tantos anos, colocando o pessoal na rua com as crianças, para que elas cresçam dentro dessa tradição antiga, que infelizmente vai se acabando”, pontuou o Mestre Reginaldo da Silva Lopes, que faz parte do grupo desde sua criação, em 1982.

Aplausos
Após a celebração da missa das 11h deste domingo, 4, os fiéis aplaudiram calorosamente a apresentação realizada na Igreja de Santo Antônio, no Alto. “Para nós, católicos, é a festa da Epifania do Senhor, onde Ele se manifesta aos Reis Magos. É uma alegria muito grande manter viva essa tradição da Folia de Reis, que é uma homenagem ao Menino Jesus”, comentou o padre Renato Andrade.

Em seguida, o grupo seguiu em cortejo até a Feirarte, onde mostrou a sua arte no palco da popular Feirinha do Alto, encantando visitantes e expositores.

O espetáculo foi encerrado na Igreja de Santa Teresa, no centro da cidade. “Celebramos a Epifania do Senhor, a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os povos, a todas as raças. Isso é representado pelos três Reis Magos. E a Folia de Reis traz aqui essa tradição, séculos e séculos anunciando, adorando o Menino Jesus”, concluiu o Padre Jorge Pacheco de Medeiros.








