Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Folia de Reis Estrela Guia se apresenta na Casa de Cultura

Tombado como patrimônio imaterial do município, grupo foi contemplado em projeto do governo estadual

Única em atividade em Teresópolis, a Folia de Reis Estrela Guia, do mestre Reginaldo da Silva Lopes, foi contemplada com prêmio de R$ 15 mil pelo edital “Folia RJ 2”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Tombado pela Secretaria Municipal de Cultura como patrimônio imaterial do Município, o grupo se apresenta neste sábado (06), às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca. Desde 1982, quando foi criada, a Estrela Guia mantém viva a tradição da Folia de Reis em Teresópolis.
Também conhecida como Reisado, a manifestação cultural em forma de auto reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro. O grupo sai pelas ruas em um folguedo natalino, liderado por um mestre-folião e um contramestre. A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
A Folia de Reis dura 12 dias, do dia 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, ao dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém. Essa celebração tem origem espanhola e portuguesa e há pesquisadores que defendem que ela tenha chegado ao Brasil ainda durante o período de colonização. Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas.

SERVIÇO
Apresentação da Folia de Reis Estrela Guia
Dia: 06 de janeiro, sábado, às 19h
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubistchek, bairro de Fátima).
Entrada franca.

Edição 20/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

População transforma terreno vizinho da UPA em lixão clandestino

Cães farejadores ajudam polícia a encontrar grande carga de drogas

Jovem encontrado morto na BR-116 tem passagem por tráfico, diz PCERJ

Prefeito diz que não vai pagar o aumento de ninguém

Teresópolis: matagal toma conta de rua no Golfe

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE