Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fonte Amélia, mais uma onde a água “desaparece” em Teresópolis

Assim como em Pimenteiras, frequentadores relatam momentos em que a nascente “seca misteriosamente”

Entregue pelo governo municipal em julho do ano passado, após ser revitalizada em parceria com uma construtora local, a Fonte Amélia, no bairro do Alto, deveria voltar a ser um bonito atrativo turístico – além da sua função primordial, logicamente. Porém, poucos meses depois já se percebe certo abandono do espaço e, pior do que isso, um “verdadeiro mistério” vem incomodando moradores do entorno e frequentadores da nascente: vez ou outra a água simplesmente “desaparece”, ou seja, as bicas ficam secas por alguns períodos. Tal situação também já foi reclamada em outra fonte, a de Pimenteiras. Porém, em ambos os casos, o governo municipal não sabe informar o motivo das interrupções temporárias no fornecimento do precioso líquido.

Um dos últimos registros de “falta d´água” na Amélia foi feito pela própria prefeitura


Aliás, um dos últimos registros de “falta d´água” na Amélia foi feito pela própria prefeitura. No início da semana a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água, realizado em 13 fontes da cidade, destacando que: “Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Brahma, 7 Tanques, Tijuca e Taumaturgo estão impróprias para consumo. As Fontes Alexandre Fleming, Amélia e Perpétuo estão sem água”.
Nesta quarta-feira, 27, entramos em contato com o governo municipal, via Assessoria de Comunicação, questionando tal situação e informando sobre questionamento de populares sobre possível intervenção após construções no entorno. A resposta foi a seguinte: “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que até o momento não recebeu demanda sobre falta de água na Fonte Amélia. Informa ainda que fez fiscalização durante o processo de licenciamento para a construção do referido empreendimento imobiliário e que nos próximos dias equipe de fiscais fará uma checagem no entorno da fonte para verificar a situação”. Nesta quarta-feira nossa equipe esteve no local e, por volta das 15h, havia água na Fonte Amélia.

Vez ou outra a água simplesmente “desaparece”, ou seja, as bicas ficam secas por alguns períodos

História do local
Inaugurada em 8 de novembro de 1970 pelo Prefeito Waldir Barbosa Moreira, a Fonte Amélia está construída em área anexa a um empreendimento imobiliário. Localizada na Rua Diogo José Ponciano, no bairro do Alto, a Fonte Amélia recebe esse nome em homenagem à portuguesa Amália, amiga do então Prefeito Waldir Barbosa Moreira e que costumava lavar roupa no local. “Dessa amizade surgiu a ideia de construir a fonte. É uma satisfação para a família ver essa reforma. Espero que ela seja preservada, em memória a quem deu nome a ela”, comentou Sonia Martyres Emílio, neta da portuguesa Amália e que acompanhou a reinauguração ao lado da irmã, Regina Martyres Emílio.
O Guia de turismo Henrique Silva trabalha no resgate da história da Fonte Amélia. “A fonte se formou porque a portuguesa dona Amália, que passou a ser chamada de Amélia ao chegar ao Brasil, vinha lavar roupa aqui. Estamos em contato com a família para termos acesso a fotografias de dona Amália. A ideia é fazer um levantamento da história das fontes de Teresópolis e disponibilizar no acervo da Casa da Memória Arthur Dalmasso, para que o público possa conhecer”, disse, na ocasião da inauguração, em texto divulgado pela PMT.

Fotos: Gilberto Oliveira

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE