Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Força-tarefa interdita três ferros-velhos irregulares em Petrópolis e Itaipava

Um dos estabelecimentos mantinha peças em terreno baldio à beira de um rio com risco de desmoronamento

Três ferros-velhos irregulares foram interditados, nesta terça-feira (11/02), em Petrópolis e Itaipava, na Região Serrana do estado. A ação faz parte da Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado, coordenada pelo Detran.RJ. O objetivo é fiscalizar estabelecimentos que comercializam peças e carcaças de veículos, além de coibir a venda de material irregular ou produto de roubo. Um dos proprietários de um ferro-velho às margens do Rio São Francisco, em Itaipava, foi conduzido para a 106ª DP (Itaipava) para prestar esclarecimentos por crime ambiental.

Esta é a segunda ação da força-tarefa na Região Serrana, após o mapeamento realizado pela Diretoria Geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ. Um dos ferros-velhos fiscalizados nesta terça-feira fica às margens do Rio São Francisco, em Itaipava, e funcionava em um terreno baldio na Rodovia Philuvio Cerqueira Rodrigues, 3.415, altura do quilômetro 30. A equipe recebeu denúncias de que, em dias de chuvas fortes, várias peças de automóveis vão parar no rio, causando assoreamento e riscos à população. O local já tinha sido interditado em 2022 pelo Detran.RJ e pela Polícia Civil, por cortar automóveis em forma irregular. Na ocasião, o proprietário foi preso em flagrante. 

Em uma outra unidade, também em Itaipava, um desmonte de veículos foi fechado por não possuir licença para funcionar e nem notas fiscais do que era comercializado. O proprietário não foi encontrado. Todo o material foi apreendido e encaminhado para empresas de reciclagem cadastradas junto ao Detran. Um outro ferro-velho em Petrópolis, no bairro da Siméria, também foi interditado porque não possuía cadastramento junto ao Detran. 

O diretor de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, informou que a força-tarefa foi até a Região Serrana devido às denúncias de que havia vários ferros-velhos irregulares.

“Viemos para a Região Serrana em mais uma etapa da Operação Desmonte. Já interditamos quatro estabelecimentos que funcionavam de forma irregular, sem cadastro ou mesmo registro junto ao Detran. A intenção é orientar a todos que se cadastrem. Caso contrário, terão o comércio irregular fechado”, disse.

A força-tarefa do Governo do Estado é composta pelas polícias Civil e Militar, pelo Instituto do Meio Ambiente (Inea) e pela Secretaria Estadual de Fazenda.

Desde a criação da força-tarefa, em junho de 2023, já foram realizadas 44 ações em todo o Estado do Rio de Janeiro, com 99 ferros-velhos irregulares interditados. Com a atuação da Operação Desmonte, proprietários de 77 ferros-velhos já procuraram o Detran para se credenciar, e hoje funcionam de forma regular, com suas peças à venda cadastradas e etiquetadas.

Fotos de Alexandre Simonini/Detran.RJ

Edição 11/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE