Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Força-tarefa para reprimir motos irregulares é ampliada

Desde julho do ano passado, já foram realizadas 1.385 operações, com 78.096 veículos abordados, 9.879 motos rebocadas e mais de 250 CNHs recolhidas

Para dar mais segurança à população, a força-tarefa do Governo do Estado, que reúne agentes do Detran.RJ e do Detro, além de policiais militares e civis, com o objetivo de reprimir a circulação de motos sem placas e veículos irregulares, está ampliando suas ações. A partir desta terça-feira, 21, o número de operações chega a dez em todo o estado, com ações em vários locais das Zonas Sul, Norte e Oeste da cidade, além de diferentes localidades da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e interior. “As blitzes acontecem diariamente, incluindo nos fins de semana, em todos os turnos – de manhã, à tarde e à noite. E, em breve, chegarão a um total de 16 fiscalizações diárias em todo o território fluminense”, informa o governo estadual.
Os locais das blitzes são determinados por um planejamento estratégico realizado em conjunto com os órgão fiscalizadores, seguindo denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) -, que vinham identificando um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motocicletas para cometer delitos. Desde o início das atividades, em 18 de julho do ano passado, já foram realizadas 1.385 operações, com 78.096 veículos abordados, 9.879 motos rebocadas – sendo 2.760 por problemas de placas – e mais de 250 CNHs recolhidas por diversos motivos.
As cinco principais infrações registradas nas operações de fiscalização de veículos irregulares são: licenciamento atrasado do veículo; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir, veículo com sistema de sinalização ou placa alterada; veículo em mau estado de conservação; falta do cinto de segurança. Além dos dados acima, as operações também reúnem outros números bem expressivos: 4.499 automóveis foram removidos ao longo desses meses, com 12 motos roubadas sendo recuperadas e onze quadriciclos removidos, entre outros.

Sobre as operações
Diariamente, são mobilizados mais de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão também em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.
Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, disponibiliza os reboques que transportam os veículos apreendidos para três pátios – localizados na Praça da Bandeira, em Vargem Grande e no município de Seropédica. Os agentes do Detro também reprimem o transporte clandestino durante as operações.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 13/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Saúde: prefeito diz que não faltarão leitos após novo contrato com o HCTCO

Possível empreendimento nos Frades: Meio Ambiente diz que processo nunca foi autorizado

Teresópolis lança Escolinha Social de Hóquei sobre Patins

Defesa Civil promove mais uma Colônia de Férias em Teresópolis

Bombeiros localizam corpos de homens afogados em cachoeira de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE