Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Frente fria chega a Teresópolis com previsão de mínima de 9°C nesta semana

Primeira onda de frio do inverno traz ventos intensos e alerta de queda brusca de temperatura

Juliana Ludwig
Maria Eduarda Maia

A primeira frente fria do inverno deve derrubar as temperaturas em Teresópolis a partir da madrugada desta terça-feira (24). Segundo o Climatempo, a mínima pode chegar a 9°C na quarta-feira (25), com sensação térmica ainda menor. Não há previsão de chuva, mas os ventos devem se intensificar em todo o estado, com rajadas que podem variar entre 50 e 70 km/h, especialmente nas regiões litorâneas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de queda de temperatura para diversas regiões do país, incluindo o Sudeste. Já a Marinha do Brasil alertou para ressaca no litoral fluminense, com ondas entre 2,5 e 3 metros de altura entre as 15h de terça e as 21h de quarta-feira.

Previsão para os próximos dias em Teresópolis:

Terça-feira (24): mínima de 11°C e máxima de 22°C
Quarta-feira (25): mínima de 9°C e máxima de 17°C
Quinta-feira (26): mínima de 12°C e máxima de 22°C

Cuidados com a saúde em dias frios
Com a chegada das temperaturas mais baixas, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. O frio pode agravar doenças respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite e asma. Por isso, é importante manter os ambientes ventilados, mas sem exposição direta ao vento, e evitar mudanças bruscas de temperatura.

Segundo especialistas, manter-se bem agasalhado, especialmente ao sair de ambientes aquecidos, e manter a hidratação mesmo no frio são medidas essenciais. É importante também dar atenção especial a grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que sofrem mais com as quedas bruscas de temperatura. Nesses casos, recomenda-se evitar exposição prolongada ao frio e buscar atendimento médico diante de qualquer sinal de agravamento de sintomas respiratórios.

Dicas para enfrentar o frio com saúde:

  • Hidrate-se mesmo sem sede;
  • Mantenha a vacinação em dia, especialmente contra a gripe;
  • Prefira roupas em camadas, que ajudam a manter o calor corporal;
  • Evite aglomerações em ambientes fechados;
  • Faça uso de umidificadores ou bacias com água nos quartos para reduzir o ressecamento do ar.

Com a previsão de dias mais gelados, moradores e turistas devem se preparar e ficar atentos aos avisos da Defesa Civil e das autoridades de saúde. O inverno começou oficialmente na última sexta-feira (20).

Frio e turismo
Com a chegada do Inverno, quem comemora é o setor turístico do município, que é impulsionado significativamente neste período do ano, quando os visitantes que almejam desfrutar do clima típico da Serra mais procuram Teresópolis. “O Inverno é um dos maiores atrativos do nosso município. Essa é uma estação aguardada ansiosamente porque é o período da nossa alta temporada, quando as temperaturas abaixam e podemos esperar um movimento muito grande na cidade”, afirmou a secretária de Turismo do município, Nina Benedito, reforçando que nesta época do ano a taxa da ocupação hoteleira. Também é destaque na cidade no inverno o movimento no comércio, principalmente no ramo gastronômico, com os caldos, fondues e vinhos. “É um período para o turismo e para a economia do município excelente. É o melhor do ano, sem dúvida nenhuma”, declarou Nina.

“O inverno é um dos maiores atrativos do nosso município. Essa é uma estação aguardada ansiosamente porque é o período da nossa alta temporada, quando podemos esperar um movimento muito grande na cidade”, afirmou a secretária de Turismo do município, Nina Benedito. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Atrativos naturais
Além de se destacar por sua extensa rede hoteleira e gastronômica, Teresópolis também é destino daqueles que desejam relaxar e se aventurar em meio as belezas naturais e cadeias montanhosas que o município contempla. Nos meses de inverno, as temperaturas são mais amenas e as chuvas são menos frequentes, proporcionando condições mais favoráveis para atividades ao ar livre, como nos três parques do município, a nível nacional, estadual e municipal. “Os nossos parques tendem a serem bastante procurados nessa época do ano para fazerem caminhadas tranquilas, trilhas leves até mais pesadas. Esse é um momento de seca, então os dias tendem a serem ensolarados, mas com aquele friozinho”, pontuou a secretária de Turismo, que também contou que é possível perceber uma movimentação nesses espaços para um piquenique em família, por exemplo, podendo levar a criançada para brincar ao ar livre e aproveitar o calor do sol, tudo com entrada gratuita.

Solidariedade
Com a queda nas temperaturas, crescem as iniciativas de solidariedade com aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade social e não possuem recursos para se aquecerem nesta estação. Assim, diversas entidades e instituições realizam campanhas para arrecadação de agasalhos, como é o caso do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Teresópolis, que está recolhendo as doações – de roupas de inverno, meias e cobertores em bom estado – em sua sede, na Rua Carmela Dutra, número 812, em Agriões, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha visa atender a população em situação de rua e também alguns usuários do equipamento.

O CREAS Teresópolis está recolhendo as doações de roupas de inverno, meias e cobertores em bom estado em sua sede, na Rua Carmela Dutra, número 812, em Agriões, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Outra iniciativa que também se destaca no Inverno é a tradicional campanha do agasalho nos ônibus de Teresópolis, uma iniciativa das empresas Dedo de Deus e 1º de Março, que atendem o transporte público na cidade. A campanha segue até o dia 29 de agosto e as doações podem ser depositadas nas sacolas posicionadas na entrada dos ônibus, ou na garagem das empresas, na Rua Manoel José Lebrão, 1520, no bairro Ermitage.

Ao longo dos 15 anos da campanha do agasalho dos ônibus de Teresópolis, já foram arrecadadas mais de 55 mil peças de roupas e cobertores. Foto: Divulgação

O projeto Corrente do Bem, em parceria com a Segurança Presente Teresópolis, também aderiu à campanha, com os itens de inverno podendo ser depositados na base da própria Segurança Presente, na Praça Olímpica Luis de Camões.

O projeto Corrente do Bem, em parceria com a Segurança Presente Teresópolis, está aceitando doações na base da própria Segurança Presente, na Praça Olímpica Luis de Camões. Foto: Divulgação
Edição 13/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estacionamento rotativo de Teresópolis já com novos valores

Teresópolis lança o Programa de Regularização Fundiária Casa da Gente

Feira da Serra neste final de semana em Teresópolis

MPRJ e Guapimirim firmam TAC para realização de concurso público

Rio mostra queda nos crimes de letalidade violenta e homicídio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE