Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Função social: ‘Domingo no Parque’ será aplicado em outros dois bairros

Projeto oferece lazer gratuito ao teresopolitano, que tem elogiado utilização do Regadas e Praça Olímpica

Luiz Bandeira

A Prefeitura de Teresópolis vem promovendo uma verdadeira transformação nos domingos da cidade. Por meio do programa ‘Domingo no Parque’, moradores e visitantes passaram a contar com uma nova opção de lazer gratuito na Praça Olímpica Luís de Camões e no Parque Regadas, no Centro. A ação ocorre sempre das 9h às 17h e oferece espaço para caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins, além de atrações para crianças, como brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão doce.
A iniciativa é uma realização das secretarias municipais de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade e de Turismo, com apoio de outras pastas, e tem como objetivo principal estimular a ocupação dos espaços públicos por famílias e pessoas de todas as idades. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Lousada, de cara o programa já fez muito sucesso. “Isso é um sonho do prefeito Leonardo Vasconcelos. É uma ideia pessoal dele. Ele sempre falou disso, e nós conseguimos, com apoio da Secretaria de Turismo, implantar. É um sucesso. As famílias estão se reunindo, o comércio ali começou a ficar aberto há mais tempo, e as crianças estão aprendendo a andar de bicicleta, de patins. O pessoal tem aproveitado muito o espaço”, afirmou o secretário.


O ‘Domingo no Parque’ também se conecta a outra medida da gestão: o ‘Domingão Tarifa Zero’, que oferece transporte gratuito aos domingos, facilitando o acesso de famílias de diferentes bairros ao Centro da cidade. “As famílias podem ficar ali de 9h até às 14h aproveitando essa estrutura, e até às dezoito horas utilizando o Parque Regadas como área de lazer. Tendo em vista o momento difícil que a cidade passa, de calamidade financeira, não dá pra se fazer grandes coisas, mas as pessoas precisam sair de dentro de casa, largar a tela do celular. As crianças precisam de espaço. Por isso, implementamos o ‘Domingo no Parque’ junto com o ‘Domingão Tarifa Zero’, para que a família toda possa vir ao Centro sem pagar passagem. Domingo a passagem é grátis, como diz o outro”, explicou Lousada.
Embora o novo programa tenha trazido movimento ao Centro, o secretário ressalta que ele não compete com a tradicional Feirinha do Alto. Segundo ele, há espaço para todos. “Dividiu um pouco, sim, porque as pessoas que querem andar de bicicleta, trazer o filho pra andar de patinete, agora podem ir ao Parque Regadas e à Praça Olímpica. A gente vê ali criança de várias idades. Eu acho engraçado, que de vez em quando sempre tem uma criança esbarrando na outra e rindo, e os pais incentivando. Então é um público diferente. Não digo nem que ajudou nem que prejudicou. São frentes diferentes de lazer. A feirinha continua sendo o sucesso que é, e agora, com o ônibus gratuito, moradores de vários bairros podem passar o dia na feirinha e também curtir o ‘Domingo no Parque’”, disse.
A segurança também é ponto fundamental da operação. Com gradis fechando os acessos ao Parque Regadas e a presença de agentes da Guarda Civil Municipal, o evento transcorre de forma tranquila. No entanto, um caso isolado chamou a atenção recentemente, quando um motociclista furou o bloqueio de segurança. “Temos lá o gradil fechando todas as entradas do Parque Regadas, e os agentes ficam lá monitorando. Um ‘motoqueiro’ furou o cerco, mas depois descobrimos onde ele morava e até onde a moto estava. Pra nossa surpresa, ele até vendeu a moto, porque sabia que seria apreendida. A gente está sempre preocupado com a segurança. Como eu disse, é um momento de lazer, e aquelas pessoas que reclamam da questão do trânsito no domingo… olha, cinco minutos a mais, cinco a menos… se tiver uma criança lá brincando com a família, sorrindo, vale a pena esse transtorno”, defendeu Lousada.

“A gente está sempre preocupado com a segurança. Como eu disse, se tiver uma criança lá brincando com a família, sorrindo, vale a pena”, defendeu Sérgio Lousada

Prefeitura já planeja expandir
“O ‘Domingo no Parque’ virou um programa de governo, e o prefeito já está se programando para o ano que vem estender a outros bairros da cidade. Teremos outros pontos também com o evento, e já estamos trabalhando nisso. Em breve, o prefeito irá anunciar os próximos dois bairros que vão receber a iniciativa”, adiantou o secretário.
O ‘Domingo no Parque’ consolida-se, assim, como uma alternativa inclusiva, segura e acolhedora, cumprindo sua função social fortalecendo os vínculos familiares, incentivando a ocupação dos espaços públicos e proporcionando lazer de qualidade mesmo em tempos de dificuldade financeira.


Edição 29/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ônibus: mais seis coletivos novos nas frotas da Dedo de Deus e 1º de Março

Avança projeto de criação de parque urbano anexo ao Horto Municipal de Teresópolis

Guarda Municipal prende ladrão após invasão em loja na Várzea

Governo do Estado anuncia mais de 2,5 mil vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

Após 50 anos, onça-pintada é registrada nas matas de Valença, no Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE