Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ganga Zumbi promove aulão gratuito de capoeira em Teresópolis

Evento também será marcado pela troca de cordéis dos praticantes da arte brasileira

Maria Eduarda Maia

Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. E neste final de semana, aqueles que praticam ou se interessam pelo tema, podem participar de um aulão gratuito aberto ao público que será realizado no sábado (29), a partir das 10h, na Escola Municipal Paulo Freire, no Vale Paraíso. “Será com os mestres do nosso grupo de capoeira Ganga Zumbi. Vamos passar as movimentações básicas e também as mais avançadas para quem já treina há mais tempo. No final, teremos uma roda de confraternização, também aberta para quem quiser participar”, explicou o professor Luã Pereira, em entrevista ao Diário, enfatizando que até mesmo aqueles que não praticam capoeira podem ir para saber como funciona.

Vamos passar as movimentações básicas e também as mais avançadas para quem já treina há mais tempo. No final, teremos uma roda de confraternização, também aberta para quem quiser participar”, explicou o professor Luã Pereira. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Já no domingo (30), serão realizados o batizado, a troca de cordéis e a formatura, desta vez no Colégio Estadual Euclydes da Cunha, no Alto, também a partir das 10h. “Vai acontecer a minha troca de grau e de mais dois professores: o Murilo e o Vinicius. Também teremos a formatura do Contramestre Diego, que passará a ser Mestre”, disse Luã.

Prática para todos
Segundo o professor, a capoeira é uma luta disfarçada em dança e que vem sendo mais disseminada neste ano graças aos campeonatos que a mídia tem divulgado com mais frequência. “O pessoal tem percebido que a capoeira é uma luta mais acessível que as outras, o material não é caro para se obter e o local para praticar não precisa ser tão elaborado. A gente só precisa ter um companheiro para fazer o treinamento”, completou Luã Pereira, destacando que é um esporte para qualquer pessoa de qualquer faixa etária, peso e etnia, por exemplo.

Aqueles que praticam ou se interessam pela capoeira podem participar de um aulão gratuito aberto ao público que será realizado no sábado (29), a partir das 10h, na Escola Municipal Paulo Freire, no Vale Paraíso, com os mestres do grupo de capoeira Ganga Zumbi. Foto: Reprodução

“O nosso grupo Ganga Zumbi tem uma metodologia própria para trabalhar qualquer uma individualidade. Também atendemos pessoas já acima dos 50 anos, além de adolescentes e crianças. Esse grupo já tem tradição na cidade, sendo um dos primeiros, formando vários mestres”, contou o professor, dizendo que o trabalho vem só crescendo.

Teresópolis 17/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mauad lança ‘Golf Club Resort’, empreendimento de alto padrão em Teresópolis

SESC Verão terá grande programação em Teresópolis

Trânsito: Teresópolis terá 28 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade

Parque Nacional da Serra dos Órgãos eleito o “maior protetor de flora do país”

Eventos: fim de semana com Feira do Rolo, Domingo na Roça e Domingo no Parque

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE