Marcello Medeiros
Atendendo a chamados de moradores da Barra do Imbuí, reclamando de tumultos envolvendo pessoas em situação de rua que costumam se abrigar ou passar o dia na Praça Maria Corina, equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Civil Municipal, realizaram uma incursão no local e encontraram, com dois dos envolvidos, duas armas brancas. Um canivete e uma faca foram recolhidos, pois, segundo a GCM, poderiam ser utilizadas em possíveis brigas. Ao levantar a ficha dos envolvidos, os agentes da corporação constataram que um deles tem 16 anotações em sua ficha criminal. “Após as medidas administrativas, o abordado foi encaminhado ao setor de Desenvolvimento Social do município”, informou a Guarda Civil Municipal ao Diário.
O atendimento para pessoas em situação de rua em Teresópolis é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que mantém equipes de monitoramento e abordagens contínuas na cidade em 2026. O suporte inclui desde a identificação e encaminhamento em espaços públicos até o acolhimento institucional quando necessário.



Abordagem Social e Emergências
O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) identifica indivíduos em situação de risco em espaços públicos. Além disso, em períodos de baixas temperaturas, a prefeitura costuma ativar a Operação Presença Social. A Abordagem Social é realizada por educadores sociais que oferecem encaminhamento para abrigos e serviços de saúde.





