Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Geraldo Azevedo abre grandes shows do Festival de Inverno em Teresópolis

Fim de semana terá ainda apresentações do grupo ADL e Vanessa da Mata, na Praça Olímpica

Considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno tem segue com extensa programação até o dia 30 de julho. Eventos gratuitos ou a preços populares de música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais serão apresentados em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como cidades-polo Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. A partir desta sexta-feira, 21, a Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, começa a receber as aguardas atrações principais em shows de diferentes estilos. O primeiro a se apresentar no palco local será Geraldo Azevedo com seu “Táxi Lunar”, a partir das 20h. No sábado, 22, os teresopolitanos do ADL (Além da Loucura, rappers Lord e DK) recebem Marechal e MV Bill na Praça Olímpica. No domingo, 23, será a vez da cantora Vanessa da Mata se apresentar em Teresópolis, no mesmo horário. Na próxima semana, os shows serão os seguintes: Xande de Pilares (28/07), Marcelo Falcão (29/07) e Jota Quest (30/07).

No sábado, 22, os teresopolitanos do ADL recebem Marechal e MV Bill na Praça Olímpica


A principal área de lazer da Várzea também abrigará apresentações circenses da trupe “Choque Rosa” (21/07) e “Nosso Grande Espetáculo” (29/07), ambos às 15h, e de dança com o grupo “Couraça” (21/07, às 14h). Pertinho dali, a Calçada da Fama receberá, às 10h, a intervenção de artes cênicas “Brincantes – Efeito Colateral” (21/07) e a “Fanfarra Clownesca” (28/07). A Praça da Matriz de Santa Teresa, também no Centro, abrigará a instalação de artes visuais Okará-Xirê, no período de 14 a 30/07, das 09h às 21h. A unidade Sesc de Teresópolis também contará com atrações: o palco do teatro receberá, às 19h30, as peças “Eu Amarelo”, com Cida Moreno (14/07); “A Lista”, com Lilia Cabral (22/07); e “Eu de Você”, com Denise Fraga (29/07), além do espetáculo “Karaíba” (27/07) e do show poético de Zélia Duncan (26/07). A programação gratuita ou a preços populares do Festival Sesc de Inverno pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br No site também serão disponibilizados os ingressos para venda e retirada, além da divulgação de outras novidades sobre a programação.

No domingo, 23, será a vez da cantora Vanessa da Mata se apresentar em Teresópolis

Atrações para toda a família
A 21ª edição do Festival Sesc de Inverno está a pleno vapor e segue até 30 de julho com espetáculos de dança e teatro de alta qualidade a preços populares ou com entrada gratuita. O evento, que acontece em 17 localidades do estado do Rio, conta com o apoio das prefeituras e sindicatos varejistas locais e tem como tema “Entrelaçar”, um conceito inspirado no movimento original da natureza. Um dos destaques do roteiro teatral é o premiado “Encontro romântico binaural”, da companhia britânica ZU-UK. Ao longo da peça, público recebe instruções de áudio com o objetivo estimular o imaginário e fortalecer a troca entre os parceiros. Tudo acontece em um cenário que simula um restaurante. Além da narração por dispositivos eletrônicos, o espetáculo conta com a intervenção do ator James Turpin que, no papel do garçom, propõe atividades para quebrar a tensão entre os pares.
O monólogo “O pior de mim”, escrito e estrelado por Maitê Proença, também faz parte da programação. No espetáculo, que vem de três temporadas de sucesso on-line e apresentações presenciais, a atriz revisita histórias de sua tragédia familiar e se debruça sobre crises e inseguranças pessoais para escancarar o caráter frágil da existência humana.
Outra atração é “A lista”, com Lília Cabral e a filha Giulia Bertoli. Criada em maio de 2020, durante a pandemia, a peça nasceu com o intuito de ajudar os profissionais da área teatral que ficaram sem trabalhar devido ao isolamento social. Apresentações on-line conquistaram mais de 170 mil espectadores. As presenciais, já no ano seguinte, reuniram um público de mais de mil pessoas no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Porto Alegre. O espetáculo é uma crônica sobre o Brasil e mostra um encontro de gerações, com duas mulheres de histórias, culturas e classes sociais diferentes, capazes de achar pontos de convergências em suas vidas.
A programação teatral reúne ainda as peças “Eu de você”, com Denise Fraga; “Na palma da mão”, com Tay O’Hanna, Verônica Bonfim e Sérgio Kauffmann, sobre a vida e a obra da cantora Leci Brandão; e “Eu amarelo”, com Cyda Moreno, sobre a trajetória da escritora Maria Carolina de Jesus”, entre outras. Para o público infantil, a sugestão é o espetáculo “Bichos vermelhos”. As cidades de Teresópolis, Petrópolis, Friburgo, Valença e Três Rios recebem as atrações.
Quem é apaixonado por dança tem a oportunidade de ver belos espetáculos. Um deles é o protagonizado pelo Gumboot Dance Brasil. Trata-se de uma dança sul-africana em que os bailarinos utilizam botas de borracha para produzir sons enquanto executam coreografias batendo com os pés e as mãos. O resultado é uma comunicação potente e poética, cujo ritmo é marcado pela batida nas botas e pelas canções. O grupo é destaque na cena brasileira por ser o único no país a trabalhar esta dança. Através de sua pesquisa, ele convida o público a uma viagem à África do século XIX ao mesmo tempo em que se conecta com as atuais desigualdades sociais com as quais convivemos.
Já o Ballet Stagium, de São Paulo, apresenta “Memória” e “O canto da minha terra”. No primeiro, o grupo resgata algumas propostas de sua produção artística ao longo de 50 anos. No segundo, se debruça sobre a música de Ary Barroso. A programação reúne, ainda, os espetáculos “Efeito colateral” e “Couraça”, além de uma Batalha de Ritmos entre os grupos Imperadores da Dança e a GW Cia de Dança.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE