Considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno tem segue com extensa programação até o dia 30 de julho. Eventos gratuitos ou a preços populares de música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais serão apresentados em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como cidades-polo Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. A partir desta sexta-feira, 21, a Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, começa a receber as aguardas atrações principais em shows de diferentes estilos. O primeiro a se apresentar no palco local será Geraldo Azevedo com seu “Táxi Lunar”, a partir das 20h. No sábado, 22, os teresopolitanos do ADL (Além da Loucura, rappers Lord e DK) recebem Marechal e MV Bill na Praça Olímpica. No domingo, 23, será a vez da cantora Vanessa da Mata se apresentar em Teresópolis, no mesmo horário. Na próxima semana, os shows serão os seguintes: Xande de Pilares (28/07), Marcelo Falcão (29/07) e Jota Quest (30/07).
A principal área de lazer da Várzea também abrigará apresentações circenses da trupe “Choque Rosa” (21/07) e “Nosso Grande Espetáculo” (29/07), ambos às 15h, e de dança com o grupo “Couraça” (21/07, às 14h). Pertinho dali, a Calçada da Fama receberá, às 10h, a intervenção de artes cênicas “Brincantes – Efeito Colateral” (21/07) e a “Fanfarra Clownesca” (28/07). A Praça da Matriz de Santa Teresa, também no Centro, abrigará a instalação de artes visuais Okará-Xirê, no período de 14 a 30/07, das 09h às 21h. A unidade Sesc de Teresópolis também contará com atrações: o palco do teatro receberá, às 19h30, as peças “Eu Amarelo”, com Cida Moreno (14/07); “A Lista”, com Lilia Cabral (22/07); e “Eu de Você”, com Denise Fraga (29/07), além do espetáculo “Karaíba” (27/07) e do show poético de Zélia Duncan (26/07). A programação gratuita ou a preços populares do Festival Sesc de Inverno pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br No site também serão disponibilizados os ingressos para venda e retirada, além da divulgação de outras novidades sobre a programação.
Atrações para toda a família
A 21ª edição do Festival Sesc de Inverno está a pleno vapor e segue até 30 de julho com espetáculos de dança e teatro de alta qualidade a preços populares ou com entrada gratuita. O evento, que acontece em 17 localidades do estado do Rio, conta com o apoio das prefeituras e sindicatos varejistas locais e tem como tema “Entrelaçar”, um conceito inspirado no movimento original da natureza. Um dos destaques do roteiro teatral é o premiado “Encontro romântico binaural”, da companhia britânica ZU-UK. Ao longo da peça, público recebe instruções de áudio com o objetivo estimular o imaginário e fortalecer a troca entre os parceiros. Tudo acontece em um cenário que simula um restaurante. Além da narração por dispositivos eletrônicos, o espetáculo conta com a intervenção do ator James Turpin que, no papel do garçom, propõe atividades para quebrar a tensão entre os pares.
O monólogo “O pior de mim”, escrito e estrelado por Maitê Proença, também faz parte da programação. No espetáculo, que vem de três temporadas de sucesso on-line e apresentações presenciais, a atriz revisita histórias de sua tragédia familiar e se debruça sobre crises e inseguranças pessoais para escancarar o caráter frágil da existência humana.
Outra atração é “A lista”, com Lília Cabral e a filha Giulia Bertoli. Criada em maio de 2020, durante a pandemia, a peça nasceu com o intuito de ajudar os profissionais da área teatral que ficaram sem trabalhar devido ao isolamento social. Apresentações on-line conquistaram mais de 170 mil espectadores. As presenciais, já no ano seguinte, reuniram um público de mais de mil pessoas no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Porto Alegre. O espetáculo é uma crônica sobre o Brasil e mostra um encontro de gerações, com duas mulheres de histórias, culturas e classes sociais diferentes, capazes de achar pontos de convergências em suas vidas.
A programação teatral reúne ainda as peças “Eu de você”, com Denise Fraga; “Na palma da mão”, com Tay O’Hanna, Verônica Bonfim e Sérgio Kauffmann, sobre a vida e a obra da cantora Leci Brandão; e “Eu amarelo”, com Cyda Moreno, sobre a trajetória da escritora Maria Carolina de Jesus”, entre outras. Para o público infantil, a sugestão é o espetáculo “Bichos vermelhos”. As cidades de Teresópolis, Petrópolis, Friburgo, Valença e Três Rios recebem as atrações.
Quem é apaixonado por dança tem a oportunidade de ver belos espetáculos. Um deles é o protagonizado pelo Gumboot Dance Brasil. Trata-se de uma dança sul-africana em que os bailarinos utilizam botas de borracha para produzir sons enquanto executam coreografias batendo com os pés e as mãos. O resultado é uma comunicação potente e poética, cujo ritmo é marcado pela batida nas botas e pelas canções. O grupo é destaque na cena brasileira por ser o único no país a trabalhar esta dança. Através de sua pesquisa, ele convida o público a uma viagem à África do século XIX ao mesmo tempo em que se conecta com as atuais desigualdades sociais com as quais convivemos.
Já o Ballet Stagium, de São Paulo, apresenta “Memória” e “O canto da minha terra”. No primeiro, o grupo resgata algumas propostas de sua produção artística ao longo de 50 anos. No segundo, se debruça sobre a música de Ary Barroso. A programação reúne, ainda, os espetáculos “Efeito colateral” e “Couraça”, além de uma Batalha de Ritmos entre os grupos Imperadores da Dança e a GW Cia de Dança.