Lara Benevenuti *
O renomado cantor e compositor Geraldo Azevedo escolheu Teresópolis como cenário para o videoclipe de sua nova música, “Estou em Paz”. Conhecido por suas letras poéticas e interpretações marcantes, o artista encontrou na cidade um ambiente ideal para traduzir a essência de sua obra em imagens. O início da canção é marcado pelo som dos grilos, um icônico traço do entardecer teresopolitano.
O single foi produzido por Robertinho de Recife e escrito com Sérgio Peres, seu amigo e parceiro de estrada há mais de quatro décadas. O audiovisual, que tem como tema amor e conexão com a natureza, foi gravado em vários pontos de Teresópolis, destacando toda a beleza natural da cidade em sua essência da Região Serrana. Geraldo gravou em lugares como a Reserva Guinle e 40 Casas.
As imagens do clipe apresentam Geraldo no cenário de florestas, riachos, pássaros e a belíssima vista sútil da Serra dos Órgãos que aparece de fundo moldando um traço de sossego e tranquilidade. A belíssima lua também aparece ilustrando a letra romântica da música que apresenta trechos como “Lembra aquela lua que eu chamei você pra ver, todas as estrelas e o céu?”.
A música vem sendo chamada de “poesia” e “inigualável” pelos fãs. Desde o lançamento, “Estou em Paz” já acumula mais de 30 mil visualizações no YouTube. E está disponível em várias plataformas digitais. Já são mais de 50 anos de parecerias bem-sucedidas, com nomes como Luis Gonzaga, Geraldo Vandré, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Depois de meio século de trabalho, Geraldo ainda está a todo vapor na produção de novas canções.
Do Nordeste para o mundo
Geraldo nasceu no coração de Pernambuco, criado em uma família muito humilde, mas muito rica culturalmente, garantiu uma infância cheia de boas referências. O seu primeiro violão foi um presente de seu pai, José Amorim, que confeccionou o instrumento especialmente para o filho, dali em diante Geraldo traçou o seu futuro na música se tornando um dos grandes embaixadores da Música Popular Brasileira (MPB). Geraldo manteve durante toda a sua carreira os traços da tradição de sua raízes culturais, combatendo incessantemente o preconceito contra o povo nordestino.
O virtuoso violonista mescla, em suas canções, a sofisticação da bossa-nova com os ritmos vibrantes da música latina formando músicas singulares que marcam gerações. Em entrevista para o site Nova Brasil, Geraldo destaca sua animação com o novo lançamento e já faz planos para o futuro com próximas produções: “Estou muito feliz com o lançamento deste single. Tenho muitas músicas inéditas com diferentes parceiros, que quero mostrar em 2025. Faço 80 anos em janeiro e me sobram motivos para comemorar. Convidei Robertinho para arranjar e produzir essa nova leva de canções. Somos amigos há muitos anos e temos uma afinidade musical muito bonita”.
- Estagiária