Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Gestores municipais de Assistência Social debatem melhorias na prestação do serviço

Teresópolis participou do primeiro encontro pós-pandemia do COEGEMAS, realizado na cidade do Rio de Janeiro

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro foi sediado no Rio de Janeiro, na última semana. Após dois anos, o primeiro evento pós-pandemia realizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio de Janeiro (COEGEMAS-RJ), teve como tema “O futuro da assistência social no Brasil: Compromissos dos Governos na superação da fome e das desproteções sociais” e contou com a presença de mais de diversas autoridades da Assistência Social e com a participação de praticamente todas as cidades do Estado. Além da mesa de abertura teve a participação da Presidente do COEGEMAS-RJ Elaine Medeiros, da Vice-presidente Laura Carneiro, da Secretária de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro e Subsecretária de Gestão do SUAS do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente do CONGEMAS Elias Oliveira e da representante da Frente Parlamentar em defesa do SUAS, Drª Nelma Azeredo. A parte da manhã do evento ficou marcada pela palestra magna, também ministrada pelo Presidente do CONGEMAS e que teve como tema “O balanço do SUAS no Brasil: impacto da crise, fome e desigualdades”. As palestrantes Diana Delgado e Heloísa Mesquita fizeram um recorte do tema no Estado do Rio de Janeiro.
Durante a tarde, três oficinas aconteceram simultaneamente, cada uma com dois temas que se interligavam. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis foi destaque na oficina sobre “Emergências, calamidades e catástrofes: o lugar da Assistência Social”. Ministrada pela Psicóloga Cláudia Simões, que atua na Coordenação Estadual da Proteção Social Especial de Alta complexidade na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, gestores de várias cidades fluminenses discutiram sobre como aprimorar as medidas a serem tomadas em momentos de calamidades. O secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Valdeck Amaral, apresentou o Plano Municipal de Contingência para situações de Calamidade Pública e de emergência de Teresópolis. O Plano foi bastante elogiado pelos presentes e o secretário se colocou à disposição para fornecer o modelo para os outros municípios que desejarem usá-lo.

Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Valdeck Amaral, apresentou o Plano Municipal de Contingência para situações de Calamidade Pública e de emergência

Tags

Compartilhe:

Edição 29/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Imóvel desapropriado na Várzea será um hospital de pequeno porte”, diz Dr. Amorim

INEA vai dar suporte em complexo de pesquisas ambientais em Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis realiza sessão solene de homenagens

Secretaria de Saúde promove ação especial na Praça olímpica

Teresópolis: Pedreiro é ameaçado por não dividir valor de serviço com quem o indicou

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE