Lara Benevenuti *
O espírito esportivo está no ar! Teresópolis, que já é a casa da Seleção Brasileira de Futebol, se prepara para receber outros grandes esportes com competições especiais. A cidade irá receber a segunda edição de um dos maiores festivais de vôlei neste mês. Nos próximos dias 24 e 30 de novembro, o ginásio Pedro Rage Jahara, o Pedrão, será palco para uma festa que tem como foco a prática do voleibol. O Festival Teresopolitano de Vôlei apresenta uma competição voltada para os praticantes do esporte que vivem na cidade e abre oportunidades para equipes de outras cidades que chegam a Teresópolis para participar e prestigiar o evento.
A competição será distribuída nas categorias: sub 21 feminino e masculino, tendo seus jogos ocorrendo no dia 24 de novembro; e sub 17 feminino e masculino, tendo seus jogos ocorrendo no dia 30 de novembro. O evento terá dias intensos com os jogos sendo realizados das 8h às 18h. As inscrições se encerraram no último dia 15, fechando com 18 equipes, que além de Teresópolis tem a presença de atletas de Petrópolis, Magé e Guapimirim. As equipes surgiram de times ligados a projetos sociais.
O evento terá dias intensos com os jogos sendo realizadas das 8h às 18h. Foto cedida
O festival foi organizado por uma comissão da sociedade civil, composta por professores de educação física e amantes do voleibol, além de contar com o apoio de diversos comerciantes locais, além da secretaria de esportes, que disponibilizou o espaço para a realização do evento. A ideia para este encontro esportivo nasceu da paixão pelo vôlei dos sete amigos Fernando Salles, Cecília Melo, Danielle Neves, Juliana Mattos, Marcos Satoh e Sérgio Vasconcellos, que são também os organizadores, e tem como objetivo principal incentivar e trazer o vôlei para os jovens de Teresópolis, além de trazer um calendário de atividade de vôlei pra cidade.
Fernando conta que a primeira edição do evento – que aconteceu em 2023 – teve um grande sucesso totalizando a participação de 17 equipes. “A gente empurrou todos os outros amigos para juntar as equipes que cada um conhecia e realizar o evento”, brinca ele. A primeira edição deu tão certo que eles decidiram produzir a segunda edição. Desta vez, o festival conta com o diferencial de receber voluntários estudantes de educação física para ajudar e adquirir experiências práticas durante a organização do evento. Além disso, o grupo dos sete amigos pode contar também com a parceria de dois atletas que se disponibilizam na arbitragem.
O festival é um evento sem fins lucrativos, que visa dar oportunidade para os jovens que amam o vôlei, mas que não possuem uma chance de participar de competições e campeonatos, além de proporcionar uma experiência nova de jogar com outras pessoas, conhecer novas equipes e fazer novas amizades. “Teresópolis, apesar de ser uma cidade muito pequena, é uma cidade muito esportiva. Os adolescentes amam o esporte aqui. Então a gente veio pra somar com isso”, destaca Cecília Melo.
Com a expectativa alta para esta edição, os organizadores esperam que o evento seja um marco na agenda do esporte na região, e pensam em retornar com o festival no próximo ano. Para mais informações sobre esta edição e outras do festival, você pode acessar o Instagram do evento, o @festivalteresopolitanodevolei.
- Estagiária