Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘Golpe do seguro’: 75% dos casos de roubos de veículo em Teresópolis não existiram

Comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar destaca trabalho para evitar esse e outros tipos de crime

Luiz Bandeira

O 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento em Teresópolis, vem alcançando resultados expressivos no combate à criminalidade no município. Em entrevista concedida nesta terça-feira (27), o comandante da unidade, Tenente-coronel Christoph, destacou avanços históricos na redução dos índices de roubo, ao mesmo tempo em que fez um alerta sobre o crescimento de tentativas de fraude em registros de roubo de veículos. Segundo o comandante, o trabalho da corporação tem sido constante e precisa acompanhar a dinâmica da criminalidade. “O roubo de veículos não é diferente das outras modalidades de crime que são experimentadas em Teresópolis, mas o trabalho tem que ser permanente e dinâmico, porque o marginal também atua de forma dinâmica e está sempre inventando novas formas de atuar”, afirmou.

No recorte específico dos roubos de veículos, os números chamam atenção. De acordo com o tenente-coronel Christoph, Teresópolis já alcançou a marca de 125 dias sem registro desse tipo de crime. “São mais de quatro meses sem nenhum roubo de veículo, um número realmente impressionante. Isso é resultado do comprometimento dos policiais do 30º Batalhão em toda a região, em especial na cidade de Teresópolis”, ressaltou.

“Essa modalidade de crime não prospera aqui porque o trabalho integrado das forças de segurança traz resultados rápidos. As informações são levantadas, as fraudes são caracterizadas e documentadas, garantindo a verdade para a população”, afirmou o comandante do 30º BPM, Tenente-coronel Christoph Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Muitas abordagens
O comandante também destacou que, na última semana, o 30º BPM recebeu o reconhecimento da Polícia Militar como o batalhão que mais realiza abordagens em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Isso, obviamente, traz resultados que a população percebe”, pontuou. Entre esses resultados, estão ainda 92 dias sem roubo a transeunte e um marco histórico registrado em dezembro, quando, pela primeira vez, a cidade não teve nenhum roubo de rua durante todo o mês.

Fraudes em seguradoras
Apesar do cenário positivo, o comandante fez um alerta importante sobre as fraudes em registros de roubo de veículos. Desde o ano passado, foram registrados quatro roubos de veículos na região. “Um deles foi uma motocicleta que realmente havia sido roubada e que conseguimos recuperar em menos de doze horas, devolvendo ao proprietário, que dependia dela para o sustento da família”, relatou.

Os outros três casos, no entanto, revelaram uma prática criminosa diferente. “Através de um trabalho de excelência e de um engajamento imenso da 110ª DP, da 109ª DP e do nosso serviço de inteligência, foi constatado que três dos quatro registros eram fraudulentos, feitos com o objetivo de receber o valor do seguro”, explicou o comandante.

De acordo com o tenente-coronel Christoph, esse tipo de crime preocupa porque envolve, em sua maioria, cidadãos comuns. “São trabalhadores que possuem um carro e acabam cometendo o crime dentro da própria delegacia, registrando um roubo que não aconteceu para receber o dinheiro do seguro”, alertou.

Ele destacou, porém, que essa prática não encontra espaço na Região Serrana. “Essa modalidade de crime não prospera aqui porque o trabalho integrado das forças de segurança traz resultados rápidos. As informações são levantadas, as fraudes são caracterizadas e documentadas, garantindo a verdade para a população”, afirmou.

Integração
O comandante também enfatizou a importância da integração entre as instituições. “Hoje o poder público dispõe de ferramentas que se intercomunicam. A Polícia Militar tem sistemas de monitoramento e leitura de placas, a Polícia Civil conta com um banco de dados sólido, e a Polícia Rodoviária Federal também contribuiu de forma decisiva nesse levantamento”, destacou.

Para o tenente-coronel Christoph, a atuação conjunta explica o atual cenário de tranquilidade na cidade. “Quando todas as forças de segurança atuam juntas, os resultados são melhores e mais rápidos. O que experimentamos hoje em Teresópolis é um verdadeiro estado de paz social”, concluiu.

Teresópolis 28/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso em flagrante após invadir e furtar centro odontológico

‘Golpe do seguro’: 75% dos casos de roubos de veículo em Teresópolis não existiram

Teresópolis Shopping recebe feira de adoção da COPBEA

Chuva forte causa deslizamentos no Alto, Parque do Imbuí e Perpétuo

PMERJ prende dois foragidos da Justiça em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE