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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Golpistas estão enviando contas falsas da Enel por e-mail

Empresa alerta que também há sites e perfis falsos tentando enganar os consumidores

Marcello Medeiros

“Olá, chegou a sua conta da Enel. Pague no prazo para evitar o corte”. A mensagem de alerta, aparentemente no padrão das concessionárias prestadoras de serviço, pode esconder uma fraude. Nos últimos dias, clientes da empresa responsável pela distribuição de energia em 66 municípios do estado do Rio têm recebido através de e-mail mensagens falsas com simulacros das contas da Enel, enviadas em formato de PDF com alguns dados reais de empresas ou pessoas físicas. Mas, olhando detalhadamente, erros indicam a tentativa de lucrar através desse sistema. Em uma das contas que o Diário teve acesso, o prazo indicado para a medição de energia está totalmente fora do padrão, apontando mais de um ano de diferença entre as datas analisadas. Nesse caso, consumo ficou na média da vítima que, ao clicar no e-mail que enviou o suposto documento, percebeu que o remetente nada tinha a ver com a concessionária. Entramos em contato com a Enel Distribuição Rio, que informou já ter sido alertada sobre o golpe não só através do e-mail, mas também com a criação de perfis falsos e sites com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos.

Em uma das contas que o Diário teve acesso, o prazo indicado para a medição de energia está totalmente fora do padrão, apontando mais de um ano de diferença entre as datas analisadas. Foto: Reprodução

A distribuidora divulgou as principais recomendações de segurança para evitar prejuízos:
SITE
– “O site oficial da Enel é o https://www.enel.com.br. Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes”.

Consumo ficou na média da vítima que, ao clicar no e-mail que enviou o suposto documento, percebeu que o remetente nada tinha a ver com a concessionária. Foto: Reprodução

APLICATIVO – “Além do site www.enel.com.br, a companhia também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel Rio, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120)”.
REDES SOCIAIS – “A Enel Brasil possui perfis oficiais voltados para seus clientes nas plataformas Twitter (EnelClientesBr), Facebook (EnelClientesBr) e Instagram (Enel Brasil). Nesses perfis, a companhia redireciona o contato para os canais seguros para dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos”.

A Enel Distribuição Rio, que informou já ter sido alertada sobre o golpe não só através do e-mail, mas também com a criação de perfis falsos e sites com o objetivo de enganar os clientes. Foto: Reprodução

PÁGINAS FALSAS – “Nas redes sociais, há diversas formas de identificar perfis falsos. Procure observar a data de criação do perfil, conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil for recém-criado, há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações também é outro ponto a ser observado. Veja, também, o número de seguidores e a quantidade de interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos, indicam se tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de fotos e imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social com o símbolo de verificação.
E-MAILS – “Fique atento a saudações e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS. Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a) cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso”.
ATENÇÃO NOS BOLETOS – “Os boletos originais devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/golpes-e-fraudes.html é possível verificar mais informações sobre o boleto. Caso receba algum boleto diferente, não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação. Esteja sempre atento ao CNPJ da Enel. Se o meio de pagamento for PIX, os dados da Enel Distribuição Rio são: CNPJ 33.050.071/0001-58 – Instituição: Itaú Unibanco S.A”.
ENVIO DE COBRANÇAS – “Fique sempre alerta para links falsos de cobrança recebidos pelas redes sociais. A Enel NÃO envia cobranças por redes sociais. O site em que o cliente pode consultar é: https://www.enel.com.br/pt/golpes-e-fraudes.html”.

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Edição 17/06/2025
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