Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Google, Uber, 99 e Waze se posicionam sobre mudanças no trânsito em Teresópolis

Saiba como os aplicativos funcionarão com a nova configuração das ruas a partir deste domingo

Marcus Wagner

A partir deste domingo, 26, entram em vigor mudanças no trânsito de Teresópolis com novidades que afetam a população de diversas formas, tanto para se locomover como para se orientar na região central, no Meudon e na Barra do Imbuí. Entre as várias dúvidas na cabeça dos teresopolitanos, uma das mais comuns é como vai ficar o funcionamento dos aplicativos de transporte e de localização que utilizam as rotas de trânsito para informar seus usuários. O interesse é grande, pois as ferramentas como Uber, 99, Google Maps e Waze já fazem parte da rotina de grande parte da população que busca a mobilidade. 
Para tirar as dúvidas, nossa reportagem entrou em contato com as principais empresas desse mercado para explicarem como seus serviços irão funcionar a partir deste domingo e como vão assimilar todas as novidades implantadas pela prefeitura de uma só vez. Todas as empresas garantiram que estão atentas às alterações e já estão trabalhando para minimizar qualquer tipo de problema que possa surgir.

Google Maps
De acordo com a Google Brasil, a adaptação do sistema às alterações que irão ocorrer no trânsito de Teresópolis serão incorporadas rapidamente pelo sistema por conta da forma que as informações recebidas.  A empresa informou que o Google Maps é atualizado por três fontes principais: a primeira é a colaborativa, a segunda é a automática e a terceira se trata de parceria com órgãos responsáveis pelo trânsito:
“Quando há uma mudança no trânsito de uma cidade, trabalhamos de perto com os órgãos públicos para atualização das rotas. Contamos também com a ajuda de sistemas automatizados para detectar o fluxo de trânsito e da contribuição dos nossos usuários. Não existe um prazo determinado, mas trabalhamos sempre para atualizar o mais rápido possível”, explicou a nota da empresa.
O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite gratuito na web que disponibiliza rotas para qualquer ponto, com possibilidade de um zoom em todas as cidades. Com uma conta Google, é possível destacar as próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Pela exatidão e confiabilidade é utilizado por diversos serviços para guiar a geolocalização, como aplicativos de transporte. 

Waze 
A plataforma Waze é reconhecida pela agilidade em fornecer dados do trânsito em tempo real para os motoristas se livrarem de engarrafamentos e encontrarem as melhores rotas e garante que as atualizações estarão disponíveis rapidamente, contando ainda com os dados colaborativos e automáticos ao detectar o andamento do fluxo de carros:
“A comunidade local de editores de mapa do Waze já está ciente das mudanças na cidade de Teresópolis e já iniciou as edições na área. Essas mudanças ágeis são feitas pela rede de editores de mapas que ajudam a manter os mapas precisos e atualizados, e também pelos motoristas que enviam alertas das situações em seus caminhos”, afirma a nota.
Ainda de acordo com a nota enviada pela empresa, as mudanças estão programadas para serem implantadas no domingo e serão refletidas para todos os usuários nos dias subsequentes.
O Waze foi pioneiro em adicionar informações de trânsito em tempo real ao serviço de GPS. Dentro do aplicativo, toda comunidade de motoristas que usam o Waze é convidada a colaborar. É possível sinalizar uma série de alertas durante o percurso, como acidentes e buracos nas vias, clicando no botão laranja à direita do app. O Waze acredita que ninguém sabe mais sobre o que está acontecendo nas estradas em tempo real do que os motoristas. 
O aplicativo é uma plataforma mundial que possui mais de 115 milhões de usuário cadastrados. É justamente por conta da proposta em contribuir para melhorar o trânsito que esta ferramenta será muito útil para combater a escassez de informações em Teresópolis.

Uber
A Uber enviou nota afirmando que não haverá problemas na utilização do aplicativo a partir de domingo: "A Uber está acompanhando as informações sobre as mudanças viárias previstas para o próximo final de semana em Teresópolis e informa que as alterações não terão impacto no funcionamento do aplicativo na cidade".
Por outro lado, consultamos alguns motoristas que destacaram não ter recebido orientação sobre o assunto, mas aconselham aos usuários que fiquem tranquilos, pois qualquer variação será informada por eles na corrida.
A empresa foi a pioneira no mercado em Teresópolis e por conta disto alcançou uma grande quantidade de clientes, se tornando referência até como denominação do serviço de motoristas que são acionados por aplicativo. A empresa informa que conta com mais de três milhões de motoristas parceiros e mais de 75 milhões de usuários pelo mundo, se posicionando como uma opção de mobilidade urbana prática e eficaz para todos os públicos. 

99
O aplicativo 99, que passou a ser um dos mais utilizados em Teresópolis nos últimos meses de acordo com os motoristas autônomos, também passará por atualização conforme as mudanças forem incluídas no Google Maps:
“A plataforma da 99 utiliza os dados do Google Maps para traçar as rotas das viagens. A atualização acontece automaticamente, assim que a base usada estiver atualizada. A 99 orienta motoristas parceiros a seguirem a rota sugerida pelo GPS. No período de adaptação com as mudanças de sentido das ruas de Teresópolis, as novas regras devem prevalecer caso haja discrepância com o trajeto sugerido pelo mapa”.
O aplicativo 99 envia motoristas comuns, com seus próprios carros de passeio, para atender os passageiros. De acordo com seu site oficial, o serviço promete viagens de qualidade, com foco em economia. 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Teresópolis com alterações no trânsito para o Congresso da Juventude

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Homem é flagrado pegando carona na traseira de caminhão

Jiu-jitsu: atletas do CIEP da Fonte Santa ganham mais 16 medalhas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE