Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governador entrega títulos de propriedade a quase 600 famílias de Teresópolis

Moradores também receberam um kit com a certidão de regularização fundiária, planta individual do imóvel e o número de inscrição do IPTU

O governador Cláudio Castro entregou, nesta quinta-feira (29), títulos de propriedade para 591 famílias de Teresópolis. A ação é uma parceria do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e da prefeitura de Teresópolis. A cerimônia marcou a entrega do Registro Geral de Imóveis (RGI), documento oficial que comprova a posse do terreno onde as famílias construíram seus imóveis. Entre os beneficiados estão moradores dos bairros Caleme e Santa Cecília. “O RGI é muito mais do que um simples papel, é a garantia de que essas famílias são oficialmente donas de seus imóveis. O título oferece ao proprietário a segurança de que suas gerações futuras estarão amparadas”, declarou o governador Cláudio Castro.
O processo de titulação inclui vistorias técnicas, levantamento topográfico e cadastramento das famílias, ações essenciais para assegurar a legalidade dos ocupantes e a regularização da ocupação em terras públicas. Com o Registro Geral de Imóveis emitido, o morador também recebeu um kit, que inclui a Certidão de Regularização Fundiária, a planta individual da residência, o memorial descritivo e o número de inscrição do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O governador Cláudio Castro entregou, nesta quinta-feira (29), títulos de propriedade para 591 famílias de Teresópolis. Foto: Rafael Campos

Segunda fase
A entrega é a segunda fase do programa de regularização fundiária em Teresópolis. Em julho, foram entregues os primeiros 152 títulos de propriedade do município, beneficiando 100 famílias no bairro Caleme e 52 nos conjuntos habitacionais Fonte Santa I e II, construídos pela Companhia Estadual de Habitação (CEHAB-RJ) em Portelinha.

Beneficiados comemoram
Pedro Barbosa, morador da Rua do Mato Grosso há 20 anos, comemorou a entrega do título. Para o aposentado, o documento representa a segurança de possuir oficialmente um imóvel. “Criei as minhas filhas nessa casa, e agora fico mais seguro sabendo que ninguém poderá me tirar de lá e que meus filhos e netos terão esse lar para morar. Agradeço muito ao Governo do Estado”, contou Pedro.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE