Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governador tem encontro de negócios para ampliar relação comercial entre Estado do Rio e Portugal

Em Cascais, Cláudio Castro se reuniu, nesta segunda-feira (26/02), com investidores europeus para aumentar carteira de investimentos

Para estreitar e ampliar a relação comercial entre o Rio de Janeiro e Portugal, o governador Cláudio Castro se reuniu, nesta segunda-feira (26/02), com o prefeito de Cascais, Carlos Carreiras, e investidores, na Câmara de Comércio do município português. O objetivo é aumentar a carteira de negócios com o país europeu, gerando empregos e mantendo o ciclo de crescimento econômico que o estado atingiu nos últimos anos.

Em 2023, o Estado do Rio registrou um superávit de US$ 2,7 bilhões com Portugal. As exportações fluminenses representam cerca de 65% das vendas totais do Brasil para Portugal, e são focadas na cadeia de petróleo, incluindo também ferro e aço. Atualmente, o Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de aço do país, com 27% da produção nacional.

  • A corrente de comércio entre o estado e Portugal tem um enorme potencial. Por isso, a ideia é diversificar os produtos negociados. Nas conversas com empresários e autoridades portuguesas, tivemos a oportunidade de entender como podemos aproveitar os benefícios do mercado europeu, e também de pensar estrategicamente para atrair mais investimentos para o Estado do Rio – ressaltou o governador.

O Estado do Rio de Janeiro é sede de algumas das mais importantes empresas portuguesas, como TAP; Galp Energia; Millennium BCP (maior banco privado de Portugal); Bluepharma; Grupo Pestana; Hotéis Porto Bay; Vila Galé Hotéis; além de escritórios de engenharia.

Parceria cultural

Na reunião, o governador reforçou os laços culturais e turísticos entre o Estado do Rio de Janeiro e a cidade portuguesa. Em 2023, foi assinado um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cascais para promover a troca de conhecimentos e oportunidades entre as duas cidades.

  • É fundamental dividirmos as nossas riquezas culturais. Essa relação internacional é importantíssima para todos nós. O Rio de Janeiro é um grande portifólio do Brasil. Por isso, precisamos mostrar esse nosso potencial para o mundo. O Rio e a cidade portuguesa são semelhantes pelas suas belezas e por serem cidades eficientes, conectadas tecnologicamente e sustentáveis – destacou Cláudio Castro.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE