Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo do Estado cria programa para a retomada gradual das atividades turísticas

O Governo do Estado lançou neste sábado (06/06) o programa “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, que vai auxiliar na retomada gradual das atividades turísticas no estado durante a pandemia da Covid-19. O selo – elaborado pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Saúde – orienta empresas do setor a adotar em suas rotinas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

"Na sexta-feira (05/06), publicamos no Diário Oficial o decreto que vai revitalizar novamente o turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com o selo, o turista fica informado sobre os serviços turísticos que estão seguindo as regras para evitar a propagação do novo coronavírus" ressaltou o governador Wilson Witzel.

Os prestadores de serviços turísticos devem se cadastrar no site www.turismoconscienterj.com.br para ter acesso ao manual "10 Mandamentos para o Turismo Consciente", onde há os critérios para obter o selo. Os estabelecimentos interessados devem se cadastrar, atestando, por autodeclaração, que se comprometem a cumprir todos os critérios estipulados. A ideia é ter disponível, no site, informações rápidas e diretas para que o público consumidor identifique, em cada localidade, quais prestadores de serviços turísticos estão, rigorosamente, cumprindo as regras impostas.

Entre os critérios para a obtenção do selo estão a obrigatoriedade do distanciamento social de, no mínimo, 1 metro; uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal, tanto por parte dos profissionais quantos de clientes; e limpeza e higienização de ambientes. A capacitação dos profissionais para o cumprimento dos protocolos sanitários e a vigilância na saúde dos funcionários, por meio de testagens periódicas, são outros itens fundamentais a serem cumpridos.

Será obrigatório, ainda, prestar informações aos clientes sobre a importância das regras que estão sendo seguidas; o uso de tecnologias que dispensem aproximação ou contato físico; e o controle de qualidade, para que atender às regras específicas de cada uma das atividades exploradas. 

– Criamos o selo “Rio de Janeiro Turismo Consciente” para que todos que gravitem em torno desse setor possam entrar no site e atestar, por autodeclaração, que vão cumprir rigorosamente todos os protocolos. Aqueles que realizarem esse procedimento vão receber o selo informando: “eu sou uma empresa consciente e estou apto a receber visitantes – explicou o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Parceiros

Os critérios necessários para a obtenção do selo e a logística da certificação foram elaborados em parceria com a Associação Carioca de Turismo de Aventura; Associação Brasileira das Agências de Viagens; Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos RJ; Associação Brasileira de Meios de Hospedagens RJ; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes RJ; Associação Nacional de Transportes Turísticos; Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins; Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do RJ; Fórum dos Secretários Municipais de Turismo do Estado do RJ; Instituto Estadual do Ambiente; Instâncias de Governança Regionais RJ; Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ, HOTÉIS RIO; Rio Convention & Visitors Bureau; Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro – Rio Host; Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio – SINDRIO; Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas; e Sebrae RJ.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Prefeitura consegue liminar para banco não leiloar prédio de sua propriedade

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

delegacia

“Ladrão ciclista” ataca mulher na Várzea em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE