Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo do Estado reforça ações para a chegada da frente fria

Defesa Civil monitora, 24h por dia, as áreas com riscos hidrológicos e geológicos em todo o Estado

O Governo do Rio intensifica o planejamento de prevenção e as ações voltadas para a forte chuva que está prevista para sexta-feira (04) e segue durante o fim de semana. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, o avanço da nova frente fria pelo oceano poderá acentuar os locais de instabilidade, aumentando as chances de tempestades em diversas regiões do estado. “Estamos atuando de forma preventiva e antecipada para atenuar possíveis danos causados pela chuva que está prevista para o fim de semana. Nossas equipes trabalham, sem parar, monitorando todo o estado. Temos a consciência dos efeitos das mudanças climáticas que vêm acontecendo e afetam toda a população”, destaca o governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Estado Defesa Civil (SEDEC-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), acompanha 24 horas por dia as condições climáticas e os níveis pluviométricos em todo o território, emitindo alertas de risco. A equipe técnica é formada por hidrólogos, meteorologistas e geólogos, entre outros profissionais. “É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações das autoridades. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares. A prevenção é sempre a melhor defesa”, afirma o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
A SEDEC-RJ e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) receberam investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia para a gestão de riscos e respostas a desastres, como o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, com 202 sirenes e 70 pluviômetros mantidos pelo Governo do Estado. A corporação está apta para atender quaisquer emergências, nos 92 municípios, com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas em desastres.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE