Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas

Medida quer garantir diversidade nas salas comerciais

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto nesta quarta-feira (24) para tornar obrigatória, a partir de 2026, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema de todo o país.

A medida regulamenta a Cota de Tela para o ano que vem e estabelece um número mínimo de sessões em salas comerciais. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) fará a fiscalização.

Através deste decreto, também assinado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, é assegurado espaço contínuo e diversificado para o cinema brasileiro no circuito comercial. Com a Cota de Tela há a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais por um número mínimo de dias ao longo do ano.

A medida do governo é uma busca por diversidade e uma garantia de que vários títulos brasileiros cheguem às telas em vez de um número restrito de produções.

O decreto governamental também é uma maneira de estimular o setor audiovisual, incrementando sua produção, circulação, geração de empregos e renda.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 02/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Concluída a reforma da Escola Municipal Professora Acliméa, em São Pedro

HCTCO consolida a linha de cuidado cardiovascular pelo SUS em Teresópolis

Praça Olímpica recebe o ‘2º Encontro de DJ’s de Terê’

Caminhante registra Coral ‘serpenteando’ no Vale da Lua

Detran RJ isenta pessoas acima dos 60 anos de taxas para renovar a CNH

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE