Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Gratuidade para os idosos de 60 a 64 anos continua em Teresópolis

Prefeito se reúne com a Viação e promete uma reunião na segunda-feira para garantir que empresa não pare com a gratuidade dos idosos nos ônibus

Wanderley Peres

Depois da repercussão na Câmara Municipal e notícia no jornal O DÁRIO, em nota, a Prefeitura de Teresópolis informou nesta sexta-feira, 1, que “em reunião com representantes da Viação Dedo de Deus na tarde desta sexta-feira, 01/11, para tratar dos repasses do custeio das gratuidades das pessoas idosas entre 60 e 64 anos, foi decidido que o embarque gratuito está mantido na próxima segunda-feira, 04/11, quando uma nova reunião entre as partes será realizada”.

Na verdade, Vinícius conseguiu empurrar o problema do pagamento da passagem dos idosos por mais alguns dias, porque não se trata de acordo, e sim de pagamento de dívida para a garantia do serviço, porque se o pagamento não for honrado nesse governo, ele poderá não ser pago pelo governo seguinte, afinal o dinheiro que custeia as gratuidades das passagens de ônibus aos idosos entre 60 e 64 anos vem do estacionamento rotativo, que está sendo recebido pelo atual prefeito e o dinheiro não aparece em lugar nenhum, ou se sabe de uma conta específica em que ele está entrando.

A ameaça clara das empresas de ônibus ao prefeito, de não permitir mais a passagem de graça a partir da segunda-feira, 4, foi lida na última quinta-feira, 31, na sessão da Câmara Municipal, ofício das empresas de ônibus Dedo de Deus e Primeiro de Março que expôs aos vereadores o grave problema da gratuidade dos idosos com idade entre 60 e 64 anos e renda mensal de até 2 salários mínimos, que devem ter a passagem custeada pelo município e a Prefeitura não vem fazendo os pagamentos, apesar do custeio estar previsto no recurso da concessão do estacionamento rotativo e ter ocorrido na Justiça acordo nesse sentido.

Apontando para os autos dos processos e os acordos feitos na Justiça, que determinaram o pagamento das passagens pela Prefeitura, a empresa informou que o Município nunca cumpriu a decisão de antecipação de tutela deferida e que o débito da municipalidade, por isso causando enormes prejuízos ao serviço de transporte coletivo, embora exista nas Leis Orçamentárias anuais de 2022, 2023 e 2024 verba destinada ao custeio da gratuidade dos idosos com idade entre 60 a 64 anos e com renda de até 02 salários mínimos que nunca foram repassadas para as empresas.

Ao comunicar que cessaria a gratuidade, as empresas afirmam que fará isso a contragosto, mas “se faz necessária a medida para a continuidade da prestação do serviço essencial de transporte coletivo urbano de passageiros terrestres por ônibus nesta URBE”, conclui.

O vereador Rangel, como informou O DIÁRIO, cobrou uma providência da Câmara no sentido de resolver a questão do estacionamento, que está irregular, porque a concessão previa a regulamentação pelos vereadores das vias onde deveria ser cobrado pelas vagas. “Dinheiro para pagar a passagem dos idosos tem, porque foi autorizado o estacionamento rotativo com esse fim. Não está pagando as passagens dos idosos e está atrasando o pagamento dos jovens do Promaj, mas o dinheiro do estacionamento está entrando, de segunda a sábado. O município não repassa as verbas federal e estadual, nem paga as gratuidades, acima entre 60 e 64 anos. E isso é mortal para uma empresa quando existe a concorrência do uber, mototaxi e 99, que antes não havia, isso está inviabilizando o serviço de transporte coletivo, que é uma obrigação da Prefeitura prestar”, disse.

Edição 14/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motorista perde o controle e causa acidente na Várzea

Polícia Federal prende Braga Netto

Teresópolis registrou 243 crimes ambientais até novembro

Lançamento do livro “1922. As Eleições em Teresópolis” neste sábado

NA LISTA DO GUINNESS BOOK: Papai Noel com mais tempo em atividade no mundo é de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE