Alunos e professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram na última quarta-feira (14), do lançamento do livro ‘Narrativas da História da Medicina’, primeira obra publicada pelo Grupo de História da Medicina (GHM) da instituição. Organizado pelo professor Daniel Pinheiro Hernandez, o trabalho reúne artigos apresentados por alunos no grupo de estudos. Produzido ao longo de dois anos, o livro envolve a participação de quinze alunos, em que cada capítulo corresponde a um desses trabalhos, que vão desde as descobertas médicas durante a Segunda Guerra Mundial, até a importância do médico Vital Brazil – reconhecido mundialmente pela criação de soros antiofídicos e criador do Instituto Butantan.
O lançamento se traduz como um marco para a instituição, uma vez que colabora com a preservação da memória da própria Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). “Esse livro contribui bastante para a divulgação do grupo e também para o aluno, já que é mais um documento que ele pode inserir em seu currículo acadêmico”, disse o professor Daniel Hernandez. Segundo o próprio professor, a ideia para o livro surgiu durante a participação em uma atividade da Sociedade Brasileira de História da Medicina, na cidade de Itajubá (MG). “Esse professor que hoje é meu vice-presidente na Sociedade Brasileira de História da Medicina fazia livros anuais. Eu achei essa ideia bastante interessante e sugeri aos alunos que a gente também fizesse isso”, contou Hernandez.
Os autores
Os alunos que participaram da escrita do livro foram: Ana Cássia Gonzalez dos Santos Estrela; Camila Fernanda de Araújo Santos; Daniel Tavares dos Santos; Fabio Ferreira Bustamante; Gabriela Francisca Salvador; Janaina Oliveira de Mello; João Pedro de Oliveira Daflon; Juliana Coutinho Paternostro; Ligia Aurelio Vieira Piantra Tavares; Marcelo Queiroga Borloth Chiesa; Maria Eduarda Cordeiro da Cunha; Mariana Reis Rocha Ferreira; Olinda Cizosky França; Raphaela Valente de Almeida Ito; Willilayne Joyce de Oliveira Sousa. O livro também possui um único capítulo dedicado à história da Medicina Veterinária, que contou com orientação dos professores Alcides Pissinati e André Viana.
A professora e coordenadora do curso de Medicina, Simone Rodrigues, também tomou a palavra para reconhecer a dedicação e esforço do professor Daniel Hernandez na impressão do livro. “Também aproveito para agradecer aos autores que viabilizaram todo o conteúdo. E, aos estudantes que ainda estão no começo de sua formação, valorizem esse grupo porque ele vai proporcionar crescimento para cada um de vocês, como estudantes e como pessoas”, expressou Simone.
Homenagem ao professor Daniel Hernandez
Durante a sessão de lançamento, membros da direção do Unifeso homenagearam o professor responsável pelo Grupo de História da Medicina, Daniel Hernandez, ao receberem exemplares de suas mãos. “Nós também temos que comemorar hoje a contribuição dele para a instituição como um todo. Daniel representa não apenas o mentor querido de todos, mas também uma pessoa que consegue transformar realidades”, apontou a professora Mariana Arcuri, diretora Acadêmica das Ciências da Saúde (DACS).
O Grupo de História da Medicina
Fundado pelo professor Daniel Hernandez em 2011, dentre os principais objetivos do GHM se destacam: pesquisar e estudar a História da Medicina; praticar as normas para elaboração de trabalhos científicos; apresentar trabalhos em eventos internos e externos; pesquisar, organizar e documentar a história da FMT; conhecer e divulgar a vida e obra dos pioneiros da FMT; divulgar a FMT e o Unifeso; e ainda contribuir para a formação ética e humanizada dos estudantes de Medicina.