Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grupo Ganga Zumbi inaugura espaço e promove seminário de capoeira em Teresópolis

Programação inclui roda aberta e encontro formativo com foco na capoeira angola

Maria Eduarda Maia

Ao som do berimbau e no ritmo do corpo, a capoeira é uma das mais ricas expressões culturais do Brasil, combinando luta, dança e música em um só movimento. Nascida da resistência do povo negro, ela se transformou ao longo do tempo em uma prática acessível, inclusiva e cheia de significados. E em Teresópolis, essa expressão cultural ganha ainda mais destaque no mês de maio com dois eventos.

Crianças, adultos e idosos podem praticar a capoeira, independentemente do condicionamento físico. Foto: Reprodução

A programação começa no dia 9 de maio (sábado), às 15h, com a inauguração do Espaço Ganga Zumbi, no Clube Bom Retiro. Depois de muita luta, aprendizado e caminhada, o grupo ganha seu próprio espaço, consolidando um projeto voltado à valorização da cultura, da ancestralidade e da formação de novos praticantes. “Nesse dia, faremos uma roda inaugural aberta ao público. Mestres e professores da cidade já foram convidados, muitos já confirmaram presença, então será um evento bem diversificado. A entrada é gratuita, então quem quiser conhecer ou participar está convidado”, explicou o professor Luã Pereira, em entrevista ao Diário. Ele também ressalta a riqueza da capoeira enquanto expressão corporal: cada grupo, cada academia e até cada praticante imprime sua própria forma de jogar, tornando a experiência ainda mais diversa e interessante.

“Não existe idade certa para começar. Temos alunos de todas as idades, inclusive pessoas que começaram depois dos 50 anos. Há mestres com mais de 80 anos, para se ter ideia. A capoeira não exige um padrão corporal, respeitando o limite de cada um”, afirma o professor do Grupo Ganga Zumbi, Luã Pereira. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

A iniciativa busca aproximar as pessoas da capoeira de forma acessível e didática. “A gente vai trabalhar com uma metodologia de passo a passo, começando pelos movimentos básicos e evoluindo conforme a turma for avançando”, destaca o professor.

Ao som do berimbau e no ritmo do corpo, a capoeira é uma das mais ricas expressões culturais do Brasil, combinando luta, dança e música em um só movimento. Foto: Reprodução

Seminário de Capoeira Angola
Dando continuidade à programação, no dia 23 de maio (sábado), às 10h, acontece o 1º IntegraCapoeira – Seminário de Capoeira Angola, também no Clube Bom Retiro. O evento será ministrado pelo Mestre Carvoeiro, do grupo Regiangola, com organização do Grupo de Capoeira Ganga Zumbi. A proposta é apresentar a capoeira angola, considerada uma das formas mais tradicionais da modalidade. “O estilo angola tem um jogo mais cadenciado, porém bastante estratégico e cheio de malícia. Exige mais atenção, consciência corporal, equilíbrio e força”, contou Luã, frisando que é um jogo mais desacelerado, mas muito rico tecnicamente.

O seminário tem taxa de inscrição de R$40 e inclui certificado de participação. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (21) 98651-5370.

Nascida da resistência do povo negro, a capoeira se transformou ao longo do tempo em uma prática acessível, inclusiva e cheia de significados. Foto: Reprodução

Esporte para todos
Além de promover eventos, o Grupo Ganga Zumbi também reforça uma mensagem importante: a capoeira é para todos. Crianças, adultos e idosos podem praticar, independentemente do condicionamento físico. “Não existe idade certa para começar. Temos alunos de todas as idades, inclusive pessoas que começaram depois dos 50 anos. Há mestres com mais de 80 anos, para se ter ideia. A capoeira não exige um padrão corporal, respeitando o limite de cada um”, afirma o professor.

Outro ponto destacado por Luã é a desmistificação de preconceitos ainda associados à prática. Segundo ele, a capoeira não está ligada a nenhuma religião específica. “Quem tem religião é o capoeirista, não a capoeira. É importante entender essa separação”, esclarece.

Além de promover eventos, o Grupo Ganga Zumbi também reforça uma mensagem importante: a capoeira é para todos. Foto: Reprodução

Influência para outras modalidades
Ainda durante a entrevista, o professor reforça a importância de valorizar a capoeira também como ferramenta complementar para outras modalidades. Com influências históricas em lutas como o jiu-jitsu brasileiro, a capoeira contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação e da consciência corporal. “O mestre Hélio Gracie, por exemplo, praticava capoeira antes. Movimentos como a “baiana” têm origem na capoeira. Além disso, muitos fundamentos usados em defesa pessoal também vêm dela”, declarou Luã Pereira. Para mais informações sobre o grupo e aulas, o Instagram é @gangazumbi.prof.lua.

SERVIÇO
Inauguração do Espaço Ganga Zumbi – Professor Luã

  • Data e horário: 9 de maio (sábado), às 15h
  • Local: Clube Bom Retiro (Rua Mariana, número 75 – Bom Retiro)
  • Entrada gratuita

1º IntegraCapoeira – Seminário de Capoeira Angola

  • Data e local: 23 de maio (sábado), às 10h
  • Local: Clube Bom Retiro (Rua Mariana, número 75 – Bom Retiro)
  • Inscrições: R$ 40 de taxa / Contato: (21) 98651-5370
Teresópolis 07/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Anvisa vai monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras

Monitoramento da rodoviária pode ser ampliado em Teresópolis

Maio Amarelo: escolas de Teresópolis recebem ações de educação no trânsito

Artesãos promovem campanha solidária para produção de mantas em Teresópolis

Grupo Ganga Zumbi inaugura espaço e promove seminário de capoeira em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE