Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grupo Pirueta vai apresentar ‘Vida de Palhaça’ em três municípios

Teresópolis vai receber duas apresentações gratuitas do divertido espetáculo teatral realizado por artistas locais

Fundado há 34 anos, o Pirueta Arte e Cultura é um grupo de Artes Cênicas e Circense de Teresópolis formado atualmente por Jeanette Albuquerque, Nara Zeitune e Lola Zeitune, artistas que têm mantido a arte viva de diversas formas. No final do mês de outubro e início de novembro, o Pirueta vai realizar apresentações gratuitas da peça ‘Vida de Palhaça não é só graça’ em três municípios, com duas agendas confirmadas para Teresópolis.

O grupo foi selecionado no Edital Fluxos Fluminense, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e realizará quatro apresentações com entrada franca, sendo duas em Teresópolis (área urbana e área rural), uma em Nova Friburgo e outra em Cachoeiras de Macacu, com linguagens de acessibilidade como Libras e audiodescrição. E para isso, as produtoras convidaram escolas da rede pública, buscando estudantes com deficiência auditiva e visual para também usufruírem dessa arte única e presencial que é o teatro.

A peça traz um recorte da vida de três palhaças companheiras de aventuras e trabalhos saltimbancos, que são selecionadas para participar de um Festival e começam os preparativos (a arte imitando a vida). Surgem então as exigências e dificuldades por trás dos bastidores enfrentadas para a montagem. A classificação é livre e tem duração de 50 minutos. Com dramaturgia e direção coletivas, o elenco é formado por Lola Zeitune (palhaça Rabiola), Jeanette Albuquerque (palhaça Batuta) e Nara Zeitune (palhaça Pipa); o figurino é de Ivaldo de Melo, Raquel Theo e Florência Santangelo; os adereços de Ivaldo de Melo e a cenografia de Ivaldo de Melo e Raquel Theo. “O espetáculo ‘Vida de Palhaça não é só graça’ apresenta uma dramaturgia circense para além das virtuoses e ativa a memória afetiva dos picadeiros dos tempos de outrora, com ludicidade e magia”, pontua Jeanette.

AGENDA DE APRESENTAÇÕES

Dia 30/10 quinta-feira, 14h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Teresópolis
Dia 31/10 sexta-feira, 14h – E.M. Amélia dos Santos Ramos – Campo Limpo/ Teresópolis
Dia 05/11 quarta-feira, 14h – Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura – Nova Friburgo
Dia07/11 sexta-feira, 14h – Casa de Artes Wellington Lira – Cachoeiras de Macacu

Tags

Compartilhe:

Edição 25/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia do Servidor Público: Prefeitura de Teresópolis decreta ponto facultativo

Paróquia de Santo Antônio terá fachada similar ao templo antigo

Prefeitura de Teresópolis suspende obras da empresa Águas da Imperatriz

Parque Nacional multa seis pessoas que usaram atalhos na trilha da Pedra do Sino

Estado informa que já cobrou empresa por falhas na reforma da rodoviária

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE