Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guapimirim realiza curso de obediência e proteção para cães

Animais da GCM treinados para atuar em operações no município vizinho e região

As aulas do Curso de Obediência e Proteção para Cães, idealizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP), já começaram. Os treinos dos animais acontecem todas as quartas-feiras, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). Por meio de uma consultoria, os instrutores Arlhys Dias e Mozer Smith fazem um trabalho de treinamento com animais de diversas raças. Focado em técnica, paciência, disciplina e prática, o curso tem como objetivo adestrar, para fomentar a capacidade de obediência e controle de comportamento dos cães, proporcionando, assim, segurança aos seus donos. “Após assumir a SSEOP, junto com a equipe, precisei estruturar o organograma e os trabalhos, pois não havia condições básicas em 2017. Hoje, o cenário mudou. Agora, posso traçar projetos maiores, como a criação do canil da Guarda e a capacitação dos agentes para a utilização desses animais em serviço. Nosso objetivo é combater tráfico de drogas nas escolas municipais, com patrulhas diárias, e ainda apoiar as Polícias quando formos solicitados, sempre respeitando as competências previstas em legislações vigentes. Este projeto trará excelentes resultados a curto, médio e longo prazo”, afirmou o secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Rodrigues.
Para o superintendente da GCM, Leandro Fiuza, as ações com cães têm demonstrado muita qualidade e eficácia nas atuações policiais do mundo inteiro. “Com o advento da Lei Federal n°13022, a Guarda Civil Municipal passou a ter poderes de Polícia. Logo, o cão de faro e o treinamento dos agentes serão ferramentas importantes na garantia da ordem e manutenção da paz social”, destacou.
Assim, os agentes da GCM já treinam e obtêm conhecimento para condução de cães, que auxiliarão a corporação em ações mais efetivas. Segundo o GCM Mendes, essa é uma oportunidade de capacitar os profissionais que compõe o corpo da SSEOP. “O curso é muito importante. E nós, como agentes, estamos adquirindo conhecimento para, futuramente, nos tornarmos condutores de cães na cidade, provendo maior segurança aos munícipes”, disse.
Ainda vale lembrar que em setembro de 2019, o Grupamento de Operações Especiais (GOE) participou de diversos cursos de condução de animais e pôde treinar para a utilização de cães farejadores no “Cães de Guerra”, canil da Força Aérea Brasileira (FAB). Após esse fato, a SSEOP adquiriu um cão de faro – o Fred – que faz apresentações com os GCMs e já integra o quadro de agentes da pasta. Além disso, em breve, a pasta formará profissionais que estarão aptos a trabalhar diretamente com os cães para reprimir o tráfico de drogas nas escolas municipais e em prédios públicos, além de dar apoio às polícias em operações.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“VINICIUS CALOTEIRO”: Segunda-feira de protestos contra o prefeito

Forças de segurança prometem coibir “rolezinhos” com motos irregulares em Teresópolis

Polícia Civil fiscaliza venda de bebidas alcoólicas impróprias para consumo em Petrópolis

Feirinha do Alto funciona em horário especial nos feriados de Natal e de Ano Novo

PROTESTO CONTRA O PREFEITO: “Ceia da Indignação” e mais protestos nesta segunda-feira, dia 23

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE