Maria Eduarda Maia
Com foco na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para a convivência em sociedade, e ao mesmo tempo capacitando os jovens para auxiliar o efetivo, a Guarda Civil Municipal anunciou que está com vagas abertas para o ‘Programa Jovem Aprendiz – Apoio ao Trânsito’. Serão ofertadas 20 vagas para jovens de 18 a 24, de Teresópolis, e as inscrições e mais informações podem ser obtidas na sede CIEDS, que fica localizada na Avenida Delfim Moreira, número 295, na Várzea, e pelo número (21) 99397-8910.
“O objetivo da Secretaria de Segurança, junto com a gestão municipal, é normatizar e dar mais regulamentação a um programa que já está junto ao Tiro de Guerra e que a pessoa é contratada pelo POT”, explicou ao Diário o Comandante da GCM, Gil Wellington, dizendo também que, com o projeto social, serão concedidos mais direitos para o jovem aprendiz.
Também de acordo com Gil, o programa também oferece oportunidades para os jovens da cidade interagirem no primeiro emprego. “Essa iniciativa não é só para tê-los conosco nesse primeiro momento, mas também oferecer cursos. Esse contrato só pode ficar por dois anos, então o CIEDS, junto com a prefeitura e a secretaria responsável, vai tentar capacitar esses jovens para outras linhas de trabalho”, pontuou.

Atividades
Com a implementação do programa, os participantes atuarão auxiliando a equipe da GCM em ações não operacionais. “Depois da seleção desses 20 jovens, eles vão participar de um curso de 10 dias para orientarem pedestres em pontos estratégicos, como na faixa de pedestres e ajudando pessoas idosas, por exemplo”, contou o comandante da guarda, ressaltando que “esse agente será uma mão amiga que vamos contar para auxiliar no trânsito da cidade.
Importância
Ainda segundo Gil Wellington, o ‘Programa Jovem Aprendiz – Apoio ao Trânsito’ tem como principal objetivo implementar naqueles que serão selecionados a consciência do comprometimento de trabalho, além da ajuda para o trânsito de Teresópolis. “O ganho maior que a secretaria e o prefeito querem é dar a ideia de responsabilidade a esses jovens, que também poderão arcar com suas despesas e ajudar suas famílias com a renda extra”, enfatizou Gil.
É importante lembrar que todos os direitos trabalhistas desses jovens estão assegurados, como a carteira assinada e a carga horária de 30 horas.
Haverá concurso e manutenção do programa
Gil Wellington reforçou ainda que o esse programa não tem como objetivo suprir o pequeno efetivo da guarda e que será mantido mesmo com a realização do concurso público previsto para a categoria, que precisa de agentes para auxiliar o trânsito cada vez mais movimentado e caótico de Teresópolis. “Independentemente do concurso, o programa vai continuar, pois ele tem como objetivo ajudar os jovens. A ideia é continuar com eles para dar oportunidade para ter o primeiro emprego e se inserir na sociedade”, declarou.









