Maria Eduarda Maia
As ruas de Teresópolis frequentemente são cenários de diversos flagrantes de infrações do Código Trânsito Brasileiro. E uma delas resultou em uma intensificação das ações de fiscalização da Guarda Civil Municipal: o estacionamento irregular nas calçadas, principalmente em locais de grande movimentação, ocupando diversas vezes de maneira total o espaço, obstruindo a passagem de pedestres.
Um dos casos que exemplifica o papel atuante da GCM aconteceu no último final de semana, quando vários veículos foram flagrados com as quatro rodas na calçada da Avenida Oliveira Botelho, no Alto, bairro que atrai inúmeros turistas e conta com grande movimentação.
Na semana anterior, também foram fiscalizadas ruas no bairro Agriões. Com a cobrança pelo estacionamento na via principal, a Carmela Dutra, os motoristas têm procurado as ruas paralelas para deixar seus veículos. Porém, nem sempre em conformidade com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Além de calçadas, têm ocorrido muitas reclamações sobre estacionamento em esquinas.
Sanções
A multa por estacionar na calçada é de R$ 195,23 e o infrator recebe cinco pontos na CNH. Além disso, o veículo pode ser removido. Estacionar na calçada é uma infração de trânsito grave, de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No caso da obstrução da passagem de pedestres, a remoção do veículo pode ocorrer, por se tratar de medida administrativa aplicada em caso de infração grave, sendo conduzido para o Depósito Municipal, em Três Córregos.

Câmeras auxiliam nas ações
Com foco em modernizar a fiscalização de irregularidades e torná-la mais eficaz, Teresópolis conta com um sistema inteligente de videomonitoramento em pontos estratégicos do centro da cidade para identificar as inúmeras infrações de trânsito que são cometidas pelos motoristas, reconhecendo tais veículos. O equipamento é conduzido pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade e contribui para uma melhor organização do trânsito.

Em entrevista recente ao Diário, o secretário da pasta, Sérgio Mauro Louzada, destacou que o uso desta tecnologia tem compensado a carência de efetivo nas ruas. “As câmeras são essenciais porque o prefeito tem feito um grande esforço pessoal para poder chegar a um denominador comum nas exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal para poder viabilizar um concurso público. Então, enquanto não temos o efetivo suficiente que o município precisa, nós vamos trabalhar com o que temos, usando da tecnologia”, frisou Sérgio Mauro, ressaltando que, mesmo com número baixo de profissionais, as equipes estão comprometidas para a fiscalização.


Denúncias
Em casos de flagrantes de veículos cujos motoristas insistam na prática de estacionar ou parar nas calçadas, a Guarda Civil Municipal indica para denúncias o telefone (21) 3644-6400.