Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal intensifica ações contra veículos abandonados em Teresópolis

Fiscalização já acontece em bairros como Caxangá e Beira Linha; carros podem ser rebocados imediatamente

Juliana Ludwig

Equipes da Guarda Civil Municipal de Teresópolis estão atuando em bairros como Caxangá e Beira Linha para atender denúncias de veículos abandonados em vias públicas. Dependendo da situação, os automóveis são rebocados na hora.
Além de configurar infração, deixar veículos abandonados atrapalha o trânsito e obstrui calçadas, prejudicando especialmente pessoas com mobilidade reduzida. A ação da GCM tem como objetivo organizar a cidade, manter o ordenamento do tráfego e garantir a prestação de serviços essenciais, como transporte público, coleta de lixo e atendimentos de emergência.
Para reaver um veículo removido, o proprietário deve quitar a multa, além de arcar com os custos de remoção e com as diárias do depósito.

Carro é rebocado pela GCM após denúncia de abandono em bairro da cidade — prática irregular gera transtornos no trânsito e pode trazer riscos à população. Foto: Divulgação

Problemas recorrentes
Segundo a Guarda Municipal, casos de carros abandonados têm se multiplicado em diversos bairros do município. A fiscalização foi intensificada com aplicação de adesivos de notificação e, quando necessário, remoção dos automóveis “esquecidos” em calçadas e vias. O abandono também traz riscos à segurança e ao meio ambiente, podendo servir de esconderijo para ilícitos, acumular água parada e atrair pragas urbanas.

Reboque
Os veículos removidos são encaminhados para o Depósito Público Municipal (Estrada Rio-Bahia, km 71), em Três Córregos, onde os proprietários são informados sobre os procedimentos para liberação, como regularização da documentação e eventuais multas por infração de trânsito, apontadas pelo Detran-RJ. Caso não sejam regularizados no período de 90 dias, os veículos podem ser encaminhados para venda em leilão.

Denuncie
Moradores podem denunciar situações do tipo pelos canais da GCM: WhatsApp (21) 97208-8232 ou telefone (21) 3644-6400. Os proprietários notificados têm cinco dias para retirar o veículo da via antes da remoção.

Veículos abandonados que obstruem ruas e calçadas estão sendo retirados pela Guarda — proprietários podem recuperar o automóvel após quitar multas e taxas. Foto: Divulgação


Edição 08/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Enquanto reforma não ocorre, situação é cada vez pior na Calçada da Fama

Decoração natalina do Novilho de Ouro vira atração turística em Teresópolis

Nova legislação para motos elétricas entra em vigor em breve

Encontro de Violeiros e Sanfoneiros em Teresópolis

Contagem regressiva para a Oktober FEPRO 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE