Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal intensifica ações contra veículos abandonados em Teresópolis

Fiscalização já acontece em bairros como Caxangá e Beira Linha; carros podem ser rebocados imediatamente

Juliana Ludwig

Equipes da Guarda Civil Municipal de Teresópolis estão atuando em bairros como Caxangá e Beira Linha para atender denúncias de veículos abandonados em vias públicas. Dependendo da situação, os automóveis são rebocados na hora.
Além de configurar infração, deixar veículos abandonados atrapalha o trânsito e obstrui calçadas, prejudicando especialmente pessoas com mobilidade reduzida. A ação da GCM tem como objetivo organizar a cidade, manter o ordenamento do tráfego e garantir a prestação de serviços essenciais, como transporte público, coleta de lixo e atendimentos de emergência.
Para reaver um veículo removido, o proprietário deve quitar a multa, além de arcar com os custos de remoção e com as diárias do depósito.

Carro é rebocado pela GCM após denúncia de abandono em bairro da cidade — prática irregular gera transtornos no trânsito e pode trazer riscos à população. Foto: Divulgação

Problemas recorrentes
Segundo a Guarda Municipal, casos de carros abandonados têm se multiplicado em diversos bairros do município. A fiscalização foi intensificada com aplicação de adesivos de notificação e, quando necessário, remoção dos automóveis “esquecidos” em calçadas e vias. O abandono também traz riscos à segurança e ao meio ambiente, podendo servir de esconderijo para ilícitos, acumular água parada e atrair pragas urbanas.

Reboque
Os veículos removidos são encaminhados para o Depósito Público Municipal (Estrada Rio-Bahia, km 71), em Três Córregos, onde os proprietários são informados sobre os procedimentos para liberação, como regularização da documentação e eventuais multas por infração de trânsito, apontadas pelo Detran-RJ. Caso não sejam regularizados no período de 90 dias, os veículos podem ser encaminhados para venda em leilão.

Denuncie
Moradores podem denunciar situações do tipo pelos canais da GCM: WhatsApp (21) 97208-8232 ou telefone (21) 3644-6400. Os proprietários notificados têm cinco dias para retirar o veículo da via antes da remoção.

Veículos abandonados que obstruem ruas e calçadas estão sendo retirados pela Guarda — proprietários podem recuperar o automóvel após quitar multas e taxas. Foto: Divulgação


Tags

Compartilhe:

Edição 25/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cresce uso de motos elétricas em Teresópolis e município avança para regulamentação

Feira Agroecológica de Teresópolis, agricultura familiar e pequenos produtores valorizados

Professores de Teresópolis denunciam calúnia em rede social

Guarda Municipal intensifica ações contra veículos abandonados em Teresópolis

Criminoso envolvido em homicídio no Maranhão é preso em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE