Isla Gomes
Basta parar durante alguns minutos em qualquer esquina movimentada para flagrar inúmeras infrações: excesso de velocidade, dirigir com o celular à mão, conversão indevida, motos em calçadas, entre outras dezenas de atrocidades que se tornaram rotina no dia a dia do teresopolitano. Em contrapartida, dados do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro indicam que Teresópolis é o município que menos aplica multas na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, 16, a reportagem da Diário TV e jornal O Diário conversou com o Chefe da Guarda Civil Municipal para esclarecer esses pontos e saber quais medidas estão sendo realizadas quanto a isso. “O maior índice de notificações da Guarda Municipal aqui no município é sobre estacionamentos irregulares, em esquinas, calçadas, motos parando em vagas de carro, então é isso que gera o maior número de infrações por aqui. Inclusive, aproveito para ressaltar que estamos há três semanas com um efetivo extra na cidade focado em fiscalizar somente esse tipo de infração, com isso, identificamos muitos carros em esquinas e motos atrapalhando o estacionamento de veículos, na próxima semana, por determinação do secretário, além de multando/notificando como já temos feito, estaremos também removendo os veículos para o depósito público”, explica o servidor Gil Wellington.
Sobre o baixo número de multas, em comparação a Nova Friburgo e Petrópolis, por exemplo, ele informou que os municípios vizinhos têm outros sistemas de notificação. “Identificamos, através de estudos do DETRAN, que aqui na cidade estamos com esse número aparentemente baixo de notificação, pois o município não dispõe ainda de fiscalização eletrônica, como radares, videomonitoramento, então esse fator diminui muito os registros daqui, outras cidades como Petrópolis e Nova Friburgo, possuem esse sistema de fiscalização eletrônica, o que eleva as notificações. É importante frisar que se avaliarmos as notificações feitas por agentes, Teresópolis sai na frente nos dados, pois possui uma Guarda que fiscaliza diligentemente, e muitos ainda criticam dizendo que somos ‘indústria de multa’, não somos, para você que compactua com esse pensamento, apenas saiba que basta estacionar em locais autorizados que você não entra nessa estatística de pessoas notificadas por cometerem irregularidades com seus veículos”, frisa o agente.
Bandalhas cometidas por motociclistas
Os flagrantes de infração e imprudência relacionados aos motociclistas são corriqueiros, muitos cometem bandalhas que colocam em risco suas vidas, a vida dos outros motoristas e também de pedestres. “Na Guarda Municipal temos recebidos muitas denuncias sobre bandalhas envolvendo motos, atualmente as maiores denuncias estão vindo de senhoras moradoras do bairro do Alto, principalmente reclamando de transtornos durante a madrugada, com isso já pedimos o auxílio de reforço da Policia Militar e nós em conjunto estamos traçando um caminho de retomar as operações e assim focar nesse nicho de irregularidades causadas com motos, que trazem tantos malefícios para nosso município”, ressalta.
Como denunciar irregularidades
“Nós disponibilizamos um serviço para denúncias via Whatsapp, trata-se do número (21) 3642-8299, as denúncias são recebidas, avaliadas e então encaminhamos uma equipe para o bairro ou rua que está sendo denunciada com alguma infração de trânsito”, conclui o Chefe da GCM.
Os números do Detran
Dados do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro indicam que Teresópolis é o município que menos aplica multas na Região Serrana do Rio de Janeiro. De acordo com o Detran.RJ, entre janeiro e setembro de 2023 foram aplicadas no município 4.823 multas, enquanto que em Nova Friburgo esse número foi mais do que o dobro, 13.941. Em Petrópolis, mesmo com população maior, a diferença é ainda maior: na terra de Pedro foram aplicadas 24.166 multas aplicadas nos sete primeiros meses do ano. Comparando somente os números de Teresópolis, no mesmo período de anos anteriores, se percebe uma redução na quantidade de motoristas notificados. Em 2022, foram 5.044. Em 2021, esse o número de multas entre janeiro e setembro chegou a 5.737.
MULTAS ATÉ SETEMBRO DE 2023
JANEIRO – 473
FEVEREIRO – 412
MARÇO – 607
ABRIL – 594
MAIO – 791
JUNHO – 583
JULHO – 495
AGOST O – 376
SETEMBRO – 492
TOTAL: 4823 MULTAS
MULTAS ATÉ SETEMBRO DE 2022: 5.044
Em todo o ano de 2022 foram 6.862 multas
MULTAS ATÉ SETEBRO DE 2021: 5.737
Em todo o ano de 2023 foram 7.596 multas
MUNICÍPIOS VIZINHOS
NOVA FRIBURGO – De Janeiro a Setembro de 2023, 13.941 multas
PETRÓPOLIS – De Janeiro a Setembro de 2023, 24.166 multas