Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guardas Municipais vão usar tasers, sprays de pimenta e granadas de efeito moral

Corporação vai realizar treinamento dos agentes para uso técnico, seguro, legal e proporcional dos instrumentos

Investindo na capacitação permanente do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade vai implantar, em breve, o “Curso Interno de Armamento Menos Letal”, como tasers (eletrochoque), balas de borracha, sprays de pimenta, bastões e granadas de efeito moral (gás, luz e som), entre outros. A portaria SMSOPM 1/2026 foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 16 de janeiro.
“O objetivo é qualificar os agentes para o uso técnico, seguro, legal e proporcional de instrumentos de menor potencial ofensivo, quando necessário, nas ações de segurança e de ordenamento urbano no município”, informa a GCM. Em fase de elaboração, o treinamento será ministrado por instrutores qualificados e experientes, de acordo com as exigências das Instruções Normativas Vigentes.

“O objetivo é qualificar os agentes para o uso técnico, seguro, legal e proporcional de instrumentos de menor potencial ofensivo, quando necessário”, pontua a GCM Foto: AsComPMT

Com aulas online e presenciais, o curso será ministrado por instrutores qualificados e experientes, abordando temas como características, manuseio e emprego operacional dos armamentos menos letais; uso diferenciado e progressivo da força; instruções normativas pertinentes; responsabilidade civil, penal e administrativa; procedimentos de segurança, guarda e transporte; e primeiros socorros aplicados a ocorrências com instrumentos menos letais.

Alguns agentes também terão arma fogo
Foi publicado em Diário Oficial do Município, em novembro do ano passado, o Decreto Municipal número 6.512/2025, decisão que regulamenta o uso de arma de fogo de calibre permitido pela Guarda Municipal de Teresópolis, após a obtenção do porte funcional pela Polícia Federal. “O Guarda Civil Municipal que comprovar a realização de treinamento técnico, poderá ter autorização para portar arma de fogo, após a devida autorização da Polícia Federal para o porte funcional, observadas as normas estabelecidas na legislação aplicável e neste Decreto”, informa o texto, publicado no site da Prefeitura.

A decisão é fundamentada no estatuto do Desarmamento (Lei Federal n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003) e de seu Regulamento, o Decreto n° 11.615, de 21 de julho de 2023 e suas atualizações, que permite que o porte de arma de fogo seja autorizado aos integrantes das Guardas Municipais. Também são considerados os termos dos artigos 2° e 16 da Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, e é considerada ainda, “a necessidade de se estabelecer procedimentos para o controle do armamento e da munição, bem como disciplinar a autorização para o uso e porte de arma de fogo pelo Guarda Civil Municipal de Teresópolis -RJ”. Os agentes que se enquadram no que está previsto na legislação já estão realizando o treinamento necessário para a utilização das armas.

Teresópolis 16/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Eventos: fim de semana com Feira do Rolo, Domingo na Roça e Domingo no Parque

Guardas Municipais vão usar tasers, sprays de pimenta e granadas de efeito moral

Ladrão invade Lar Tia Anastácia e furta comida das crianças

Domingos de janeiro com promoção no Parc Magique, do Le Canton

Guias de Turismo participam de visita técnica ao Horto Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE