Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guias dão o primeiro passo para criar associação em Teresópolis

AGTT promete fortalecer o setor, promover qualificação profissional e impulsionar o potencial turístico da região.

Luiz Bandeira

Há muito tempo, o setor de turismo de Teresópolis enfrenta a necessidade de um ordenamento e de incentivos aos guias profissionais que atuam no município. Enquanto isso, cidades vizinhas como Petrópolis e Nova Friburgo já contam com associações consolidadas que oferecem suporte e direcionamento aos profissionais do setor. Tornou-se consenso que é essencial fortalecer o trabalho dos Guias de Turismo, responsáveis por receber bem visitantes e turistas.

Motivados pela proposta de criação de uma associação, os profissionais estão ainda mais dedicados a implementar iniciativas que promovam o turismo na região. Na última quinta-feira (23), foi realizada uma reunião no auditório da 13ª Subseção da OAB, em que se discutiram os detalhes da fundação da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT). Durante o encontro, foram apresentados, debatidos e aprovados a minuta do estatuto e o regulamento interno da entidade.

Primeira reunião para discutir a minuta do estatuto e regulamento da AGTT foi realizada na última quinta-feira (23) no auditório da OAB

O presidente da Comissão de Turismo da OAB Teresópolis, Magno Villela, foi o responsável pela elaboração do estatuto, do regulamento interno e de toda a documentação necessária para formalizar a criação da AGTT. Em entrevista à Diário TV, Magno explicou que, ao assumir a presidência da comissão, recebeu a missão de auxiliar na criação da associação. “Essa era uma demanda antiga dos guias de turismo de Teresópolis. Desde a criação da comissão, minha primeira tarefa foi elaborar os documentos que dariam suporte à fundação da associação”, afirmou.

A criação da AGTT, que era um sonho, agora começa a se concretizar. Magno revelou que a primeira diretoria será eleita no próximo mês. “Demos o primeiro passo na reunião de ontem (quinta-feira, 23 de janeiro), onde discutimos e aprovamos o estatuto e o regulamento interno. Também definimos o nome e a logo da associação. A eleição e posse da diretoria ocorrerão no dia 24 de fevereiro, marcando o início das atividades formais da AGTT”, destacou.

A AGTT tem o potencial de impulsionar o turismo em Teresópolis, que ainda possui um grande potencial inexplorado. Entre os segmentos em ascensão estão o turismo rural e o enoturismo, que prometem atrair um número crescente de visitantes. “Hoje, mais de cem guias cadastrados na prefeitura, todos qualificados e com o CadasTur, poderão se beneficiar da organização proporcionada pela AGTT. Essa estrutura vai favorecer a qualificação contínua e fortalecer o turismo local, com destaque para atividades como guiamento de trilhas, cicloturismo e exploração dos atrativos naturais e culturais da região”, ressaltou Magno.

Magno Villela da Comissão de Turismo da OAB Teresópolis revela que ao assumir a presidência da comissão, recebeu a missão de auxiliar na criação da AGTT

Base em modelos de sucesso
O estatuto da AGTT foi baseado nas normas da associação de Petrópolis, referência no setor há mais de 40 anos. “Acreditamos no associativismo e no cooperativismo como formas de somar forças e contribuir para a criação de políticas públicas que sustentem os negócios ligados ao turismo”, destacou Magno.
A secretária de Turismo de Teresópolis, Nina Benedito, reforçou a importância da nova associação. “Ter uma entidade que represente nossa cidade nos coloca em posição de igualdade com municípios vizinhos como Petrópolis e Nova Friburgo. Agradeço ao prefeito Leonardo Vasconcelos pelo apoio incondicional e à Raquel Neves, da AGP, por compartilhar sua experiência conosco”, afirmou.

Raquel Neves, presidente da Associação dos Guias de Petrópolis, destacou o impacto positivo do turismo para a economia local e a importância de unir os guias em torno de um objetivo comum. “A criação da AGTT é um marco histórico. Trabalhar de forma organizada fortalece o setor e beneficia tanto os profissionais quanto a cidade. Estou à disposição para colaborar e compartilhar minha experiência”, disse Raquel.

Próximos Passos
Os guias têm até o dia 10 de fevereiro para apresentar suas chapas no grupo interno de comunicação. A eleição e posse da mesa diretora estão programadas para o dia 24 de fevereiro.

Qualificação e Capacitação
Além disso, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, vem realizando capacitações sobre turismo receptivo para sua equipe. A ação tem como objetivo aprimorar os conceitos de hospitalidade e alinhar a comunicação para promover o destino Teresópolis.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Número de visitantes e condutas serão fiscalizadas nos Frades

SINDPMT volta a discutir as dívidas deixadas por Vinicius Claussen

Homem é preso acusado de perseguir a ex-companheira em Teresópolis

Guias dão o primeiro passo para criar associação em Teresópolis

HCTCO com atendimento especializado em Otorrinolaringologia

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE