Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guinness Book: Papai Noel mais antigo do mundo é morador de Teresópolis

Com mais de 50 anos de atividade, Claudio ganhou a premiação do Rank Brasil e está prestes a receber seu título no Livro dos Recordes

Isla Gomes

Personalidade muito conhecida no município de Teresópolis, Cláudio Roldan de Mesquita é gaúcho de Porto Alegre, mas mora na cidade desde 1958. Ele está em atividade como Papai Noel interruptamente desde 1969, sempre com sorriso largo, cheio de simpatia e amor, vai conquistando todos por onde passa, de crianças a adultos. Em 2007 ele ganhou o Rank Brasil como o bom velhinho mais tempo em atividade no Brasil e neste ano de 2023 ele equiparou seu trabalho com outro Papai Noel que tinha o título de mais antigo do mundo, mas, com o triste falecimento deste citado, agora Claudio está prestes a receber seu título de mais antigo do mundo oficialmente. O Guinness Book já está ciente das últimas noticias, porém apenas em 2024 os trâmites serão finalizados para consolidar o posto com direito a certificação.

A equipe da Diário TV e do Jornal O Diário teve o prazer de conversar com Claudio nesta sexta-feira, 08. “Eu sou apaixonado pelo que faço, são muitos anos levando alegria para as pessoas, sempre que tenho oportunidade realizo trabalhos sociais, para ressaltar o verdadeiro significado do Natal. Sobre o recorde, está certo que vou entrar para o Guinness Book já no ano que vem, pois, o Papai Noel mais antigo mundial faleceu há um ano e meio mais ou menos, então minha filha já esteve intermediando essa questão lá em São Paulo com o Guinness e ano que vem vou receber o certificado. Uma pena que não tive a chance de conhecer o Papai Noel mais antigo anterior, mas, estarei dando prosseguimento nos passos dele neste trabalho apaixonante”, explica Cláudio.

“A parceria deu muito certo além de estarmos casados há 55 anos, agora somos um par como Papai e Mamãe Noel também”, conta Clemilce. Foto: Isla Gomes/O Diário

Pedido emocionante
Cláudio nos contou uma das muitas histórias emocionantes que ele já viveu em tantos anos de atividade. “Não são só as crianças que chegam para fazer os pedidos, muitos adultos criam um carinho especial e viram até meus amigos. Uma vez, uma moça, com aparência de uns 20 anos, ficou duas horas olhando me olhando, sem coragem de se aproximar, até que eu a chamei e perguntei: ‘Minha filha, por que você está me olhando tanto?’, ela respondeu que queria tirar uma foto comigo e o pedido foi aceito, é claro. A moça estava com um vestido branco, longo e rodado, sentou no chão e arrumou bem sua roupa. O cenário estava perfeito, mas foi nesse momento que ela começou a chorar, com isso eu perguntei qual era o motivo do choro e ela perguntou: ‘Posso pedir um favor? Você cura o câncer da minha mãe?’, eu fiquei estarrecido e falei que iria orar por ela todos os dias às 17h. Nunca mais tive notícias dessa moça e gostaria de saber que fim ela levou, essa história me marcou”, pontua ele.

“Somos apaixonados pelo que fazemos, são muitos anos levando alegria para as pessoas, sempre que tenho oportunidade realizo trabalhos sociais”, ressalta Cláudio. Foto: Redes Sociais/ Cláudio Roldan

Mamãe Noel
Também conversamos com a esposa de Cláudio, Clemilce Hermida de Mesquita, que relata como entrou no papel da Mamãe Noel. “Eu fico muito feliz com o trabalho do Cláudio, já tem muitos anos que batalhamos, já passamos muitos natais no lixão entregando presentes e cestas básicas, então nossa vida foi sempre assim. Eu já estava presente neste trabalho deste o inicio da carreira dele, mas entrei para o posto de Mamãe Noel quando Teresópolis resolveu fazer uma carreata e pediu uma Mamãe Noel, foi ai que vi a oportunidade de sair um pouquinho de trás dos panos, acabou que a parceria deu muito certo além de estarmos casados há 55 anos, agora somos um par como Papai e Mamãe Noel também”, conta.

Em 2007 ele ganhou o Rank Brasil como o bom velhinho mais tempo em atividade e em 2024 está previsto ganhar o Guinness Book. Foto: Redes Sociais/ Cláudio Roldan

Recado de Natal
Para finalizar a reportagem, pedimos que Cláudio declarasse seus desejos de Natal para o público, no papel de Papai Noel. “Eu desejo a todos os teresopolitanos e aos de fora, muita felicidade, um Natal muito rico em amizade com a família, muita saúde, muita paz e um ótimo ano novo. Que Deus esteja sempre na frente de tudo”, conclui o bom velhinho mais antigo do mundo.

“Eu desejo a todos os teresopolitanos e aos de fora, muita felicidade, um Natal muito rico em amizade com a família, muita saúde, muita paz”, declara Cláudio.

Onde encontrá-los
Cláudio, quer dizer, o Papai Noel recordista, está presente de quarta a domingo, das 15h às 19h, na loja Maria Torta, em frente à Praça Olímpica, na Várzea. Vale destacar que a Mamãe Noel também fica presente no local nos mesmos dias e horários, com todo seu encanto e simpatia.

Redes sociais
Instagram: @papai_noel_existe
Email: gauchonoeltere@gmal.com

DIÁRIO MULTIMÍDIA – Reprodução de vídeos, fotos, texto mesmo que com crédito, não é autorizada


Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE