A equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCTCO), passa por um curso de capacitação a fim de melhorar todo o processo de qualidade dos serviços prestados na unidade. O objetivo é inserir diversos parâmetros a serem seguidos e informados durante a gestão diária do hospital. O curso é liderado pelo setor de Qualidade do HCTCO, e é composto por uma série de encontros que acontecem nesses quatro primeiros meses do ano. Além de melhorar os processos de gestão internos do hospital, também há uma capacitação para as equipes que atuam diariamente no atendimento e na parte técnica-administrativa do hospital.
De acordo com Roberta Torquato, consultora de qualidade do HCTCO, o procedimento está definido dentro da estratégia da instituição. “O curso está capacitando todo o ambiente hospitalar e os próprios funcionários que prestam serviço tanto de atendimento interno, quanto de atendimento aos pacientes. Isso acontece para que haja uma entrega de forma mais concisa, mais organizada e mais metodológica”, explicou.
Módulos do curso
A série de encontros reúne auditores internos de diferentes setores do HCTCO, que se capacitam teoricamente e colocam em prática durante o dia a dia. As aulas possuem os seguintes temas: Formação de Auditores Internos; Governança Clínica; Mapeamento de Processo; Implementação de Ferramentas de Qualidade; Gestão de Mudanças e Gestão de Dados; além de performance da Acreditação.