Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

HCTCO lança Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica

Inicialmente, tratamento não será feito pelo SUS

O HCTCO anuncia mais um lançamento: um novo Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, reafirmando o objetivo de se tornar um complexo hospitalar referência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras.

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, ela aumentou 72% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. O novo Centro do HCTCO oferece uma linha completa de cuidados, cujo foco é a promoção de saúde, a prevenção e o bem-estar, além da Cirurgia Bariátrica. O paciente com ganho ou excesso de peso receberá uma avaliação completa, com atuação multidisciplinar e tratamento integrado entre toda equipe.

“Esta doença afeta a maioria dos sistemas do corpo humano, atingindo o coração, o fígado, os rins, as articulações e o sistema reprodutivo. Isso leva a uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral, além de várias formas de câncer, bem como problemas de saúde mental”, afirma o Dr. Leonardo Ferraz, coordenador do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO.

Ele explica que a obesidade acontece quando uma pessoa ingere, continuamente, mais calorias do que o organismo utiliza nas atividades e exercícios diários. Sendo assim, o corpo armazena as calorias não utilizadas na forma de gordura. “Muitos fatores podem contribuir para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e calorias utilizadas, que tornam a obesidade uma doença complexa e multifatorial. As causas podem ser genéticas, comportamentais, alimentares, hormonais, medicamentosas, emocionais e combinações entre elas”, destaca o Dr. Leonardo.

Entendendo o cenário atual da Região Serrana do Rio de Janeiro e a necessidade de um centro médico integrado, voltado especificamente para o tratamento da obesidade e de doenças metabólicas, com uma linha completa de cuidados, o Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO surge como um projeto único e promissor. “O novo serviço do Centro de Obesidade e de Cirurgia Bariátrica do HCTCO é mais uma conquista para Teresópolis e para a Região Serrana. Poder proporcionar esse atendimento diferenciado com profissionais qualificados, com uma equipe multidisciplinar preocupada e interessada no tratamento da obesidade é, para nós, muito gratificante. O Dr. Leonardo Ferraz é membro da Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o que nos traz muita segurança, tendo em vista que ser membro titular da SBCBM é a garantia de que o médico irá realizar procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e de que o mesmo possui experiência técnica comprovada por uma sociedade científica”, explica a Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO.

Somente particular
Segundo a direção do hospital o atendimento será apenas particular: “no momento, o HCTCO não possui habilitação junto ao SUS para este procedimento, mas tentaremos junto à Secretaria Municipal de Saúde o credenciamento desse serviço para a população usuária do SUS” informou.

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE