Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

HCTCO reforça pioneirismo em cardiologia de alta complexidade

Hospital promoveu encontro sobre TAVI, voltado à atualização de médicos e especialistas sobre uma das técnicas mais inovadoras da área

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) promoveu, no dia 8 de abril, o evento “TAVI, o que há de mais atual no tratamento da Estenose Aórtica”, voltado à atualização de médicos e especialistas sobre uma das técnicas mais inovadoras da cardiologia contemporânea. O encontro contou com a parceria com a empresa Edwards e com o apoio da Sociedade de Cardiologia Intervencionista do Estado do Rio de Janeiro (Socierj).
Para falar sobre o tema, foi convidado o Dr. Estevão Martins, chefe do Serviço de Hemodinâmica do HFAG e CEO do Simulatics, que contou com a moderação do Dr. Daniel Peralta, chefe do Serviço de Hemodinâmica do HCTCO. Durante a palestra, os participantes puderam conhecer mais sobre os avanços no implante de válvula aórtica transcateter – o TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation) – com destaque para uma nova prótese desenvolvida especificamente para esse tipo de procedimento.
O encontro aconteceu em um ambiente leve e descontraído, favorecido pelo cenário acolhedor de um restaurante de Teresópolis (RJ), mas teve como destaque o interesse genuíno dos médicos por atualização profissional, troca de experiências e descobertas científicas. Segundo o Dr. Peralta, o evento teve o objetivo de apresentar aos colegas da cidade a mais recente inovação disponível. “Isso mostra que estamos na vanguarda e buscando, cada vez mais, trazer ciência, atualidade e, acima de tudo, oferecer o melhor tratamento ao paciente em Teresópolis e região – um tratamento equivalente ao que o paciente teria acesso em centros de excelência no Rio de Janeiro ou São Paulo”, notou.


Para o palestrante, o encontro foi marcado por um clima fraterno e uma integração inspiradora entre cardiologistas, cirurgiões cardíacos, hemodinamicistas e clínicos gerais. “Foi uma honra participar deste jantar científico promovido pela comunidade médica de Teresópolis, a convite do Dr. Daniel Peralta, referência em hemodinâmica e cardiologia intervencionista na região”, declarou o Dr. Estevão.
Durante o evento, ele apresentou — pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro — a tecnologia Resilia, um importante avanço no tratamento das válvulas aórticas transcateter. “Essa tecnologia consiste em um tratamento aplicado aos folhetos da válvula, com o objetivo de aumentar sua durabilidade. Ele reduz a calcificação ao longo do tempo, o que resulta em maior longevidade em comparação com outras válvulas. Já temos resultados promissores com até sete anos de seguimento em válvulas cirúrgicas, apresentando baixíssimos índices de degeneração estrutural”, explicou.
Além da apresentação da nova tecnologia, também foi debatido o manuseio do paciente valvar ao longo da vida. “Revisamos estudos que embasam o TAVI, atualmente um grande avanço por se tratar de uma abordagem minimamente invasiva para uma condição de alta mortalidade”, ressaltou o Dr. Estevão, parabenizando o movimento liderado por Peralta e destacando a presença do Dr. Valério Fux, presidente da Socierj.
Diversos especialistas que atuam em Teresópolis estiveram no encontro, entre eles, a Dra. Lucia Brandão, cardiologista e coordenadora do Clínica de Insuficiência Cardíaca (Clic) do HCTCO, que elogiou a iniciativa. “Temos observado grande evolução na cardiologia nas últimas décadas com importantes mudanças de paradigmas. É preciso acompanhar de perto todo este processo e criar espaços, como este, que hoje vivenciamos, de interação e reflexão que oportunizem a interdisciplinaridade, as atualizações, a troca de experiências e, consequentemente, a melhoria no cuidado aos pacientes, nosso objetivo maior”, destacou.
Referência em Cardiologia
O HCTCO é referência no atendimento de alta complexidade em cardiologia e conta com estrutura completa para o cuidado integral ao paciente cardiológico. Da emergência com assistência 24h, passando pela unidade coronariana, até os serviços de hemodinâmica e cirurgia cardíaca, o hospital realiza todos os tipos de intervenções – sejam percutâneas ou cirúrgicas – como cateterismos, angioplastias e implante de próteses, como o TAVI.
O encontro reforçou também a importância do avanço técnico vivenciado há um pouco mais de três anos na cidade, quando Teresópolis registrou um marco: a realização do primeiro implante de válvula aórtica por cateter na cidade. O procedimento foi conduzido pela equipe de hemodinâmica do HCTCO, liderada pelo Dr. Daniel Peralta, e contou com a participação do Dr. Dimytri Siqueira – um dos maiores expoentes em TAVI no Brasil.
O TAVI é indicado para pacientes com estenose aórtica, doença que provoca o estreitamento da válvula aórtica e compromete o fluxo sanguíneo do coração. Com abordagem minimamente invasiva, o procedimento oferece menor tempo de recuperação e menos riscos, especialmente para pacientes idosos ou com contraindicação à cirurgia tradicional.

Edição 15/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ação em festa na Granja Guarani foi realizada após centenas de reclamações de moradores

Famílias afetadas pelas enchentes em Vargem Grande recebem kits de móveis

Produtos artesanais de páscoa em Teresópolis

Jiu-jitsu de Teresópolis em vários pódios do Campeonato Hélio Gracie

Escola George March realiza o “Sábado Literário”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE