O Hemonúcleo de Teresópolis necessita com urgência da doação de todos os tipos de sangue, pois o estoque encontra-se em nível crítico, e convida todos os doadores e potenciais doadores para comparecerem à unidade, a fim de fortalecer essa corrente de solidariedade.
Captadora de doadores, a assistente social Renata de Paula relata que o ideal seria uma média de 30 doações, por dia. “Porém, o Hemonúcleo atende entre 8 e 10 doadores. É fundamental que a população se sensibilize e colabore para manter o nosso estoque estável. Doar sangue salva vidas”, ressalta.

Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, além de apresentar um documento de identidade pessoal e também do responsável.
Não é necessário estar em jejum, mas não pode consumir alimentos gordurosos e nem derivados de leite nas quatro horas que antecedem a doação. Também não pode ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Hemonúcleo de Teresópolis atende doadores de sangue de segunda a sexta, das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2644- 9567 e (21) 97471-8765.
