Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Higino da Silveira campeã estadual de bandas e fanfarras

Concurso reuniu em Tanguá 11 participantes do Estado do Rio de Janeiro

Wanderley Peres

Teresópolis no topo com muita arte, beleza, marcialidade e musicalidade. A Banda do Colégio Estadual Higino da Silveira sagrou-se a Campeã Estadual 2023 no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, que ocorreu no dia 28 de outubro no município de Tanguá. Organizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro, com a participação de São Gonçalo, Niterói, Paciência, Belford Roxo, Realengo, Itaguaí, Três Rios, Silva jardim, Resende e Duque de Caxias, Teresópolis foi campeã estadual no Geral e se destacou ainda em 1° Lugar no Corpo Musical, 1° Lugar Comandante Mor, 1° Lugar Baliza Feminino, 2° Lugar Corpo Coreográfico e 3° Lugar Pavilhão Nacional.

“O único defeito desse universo cultural é a falta de reconhecimento dos órgãos públicos, e a má remuneração, fora isso, tudo é lindo e aqui é feito com bastante amor

Comandada pela diretora geral da escola, professora Adriana Coutinho, tendo como maestro Felipe Vilch Son, Comandante Mor: Rebecca Alves e Kaylane Lourenço, Coreógrafa: Rebecca Alves, Baliza Feminina: Hannia Cardoso e Baliza Masculino: Cleiton Macedo, a Corporação Musical Higino da Silveira é composta por 50 componentes, e vem fazendo um trabalho social muito importante na cidade, motivo de orgulho para a cidade.

“A banda e fanfarra vai muito além da técnica. Lidamos com resgate social, inclusão e possibilidades. Precisamos pensar em políticas públicas voltadas para esse projeto que não é valorizado na cidade pelos poderes públicos, e só lembrado em desfiles cívicos, quando acontecem em nossa cidade”, lembra a comandante mor Rebecca Alves, que ressalta o risco de extinção das bandas marciais. “Por falta de apoio, das 15 bandas que tínhamos nas escolas municipais e estaduais de Teresópolis hoje só temos 3 bandas na ativa e com trabalho presente. É necessário valorizar urgentemente projetos como este para os nossos jovens, porque a atividade musical supre o tempo ocioso e dos caminhos errados, ainda por cima promovendo a cultura em suas vidas, além do civismo, concentração e melhora na sua vida e caminhada escolar”.

“Sonhamos um dia em que todas as Bandas e Fanfarras sejam valorizadas como merecem e não só lembradas em desfiles cívicos”

Para a diretora Adriana Coutinho, a banda do Higino é a resistência das Bandas e Fanfarras na cidade. “É com muito orgulho e emoção que anunciamos a vitória de Teresópolis, que se consagrou a GRANDE CAMPEÃO ESTADUAL 2023 em sua categoria e faixa etária e agora já sonha com a competição nacional que deve ocorrer em Goiás. Parabéns aos nossos alunos queridos, motivo de muito orgulho essa vitória que é da cidade, é da arte e da cultura”, concluiu a professora Adriana Coutinho.


Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE