Marcus Wagner
O Colégio Estadual Higino da Silveira realizou nesta sexta-feira o VII Fórum das Profissões, evento que é promovido anualmente pela própria instituição de ensino para levar informações sobre carreiras e oportunidades profissionais que são de interesse dos jovens. As equipes de coordenação e direção do colégio prepararam uma programação variada em parceria com instituições públicas e privadas para oferecer aos alunos dicas e ensinamentos importantes para alcançar uma visão mais ampliada das possibilidades do caminho profissional que irão seguir.
“Esse é o sétimo ano que estamos fazendo o Fórum das Profissões Higino da Silveira, que é um projeto criado para desenvolver oficinas, parcerias com empresas da cidade, trazer profissionais que vem falar sobre a área de atuação, o mercado de trabalho, a demanda, a vida acadêmica do estudante porque somos uma escola de Ensino Médio. Então temos o objetivo de fazer desse dia a oportunidade deles vivenciarem toda essa transformação acadêmica que eles vão passar. Temos cursos de várias atuações: Engenharia, Medicina, Veterinária, Fotografia, diversas áreas em que eles fazem as inscrições e passam o dia vivenciando essa troca de experiências com as empresas e os profissionais”, explicou a professora Adriana Coutinho Gaspar, diretora do colégio.
Foram apresentadas mais de 40 oficinas e palestras para detalhar a atuação de cada profissão no mercado de trabalho e entre as parcerias que proporcionaram as atividades do evento, estiveram Alterdata, Unifeso, SENAC, Universidade Estácio de Sá, Cultura Inglesa, Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.
O Fórum das Profissões representa um grande auxílio para os jovens que estão em dúvida sobre qual carreira seguir: “A escolha profissional é muito difícil nessa faixa etária em que esses jovens se encontram, então eles, ao ouvir um pouco sobre essa atuação profissional, conseguem ter mais segurança nessas escolhas que eles vão ter. Às vezes acontece de se fazer uma escolha um pouco precipitada, então assim é uma forma de ajudar na hora de optar por um vestibular, o ingresso em uma faculdade e assim eles vão conseguir ter um gostinho a mais daquela profissão”, enfatizou Adriana.
A programação vem crescendo a cada ano consegue agradar mais aos estudantes: “Estou achando muito legal porque tem como a gente se comunicar com pessoas que estão há vários anos na profissão, tem como saber mais especificamente sobre aquilo que a gente quer fazer”, afirmou Raiane Castro Melo, estudante do segundo ano que se inscreveu para três atividades.
Entre as instituições convidadas, o Unifeso participou não só através de palestras dos professores, mas também com atividades em seu estande para interagir com os estudantes: “Acaba sendo uma oportunidade para mostrar aos estudantes da cidade que o Unifeso possui uma estrutura muito boa, com 15 cursos presenciais que são oferecidos e temos uma infraestrutura muito boa com vários laboratórios, aulas que contam com muitas atividades práticas e ainda podemos mostrar aos alunos que eles não precisam sair do município para estudar em um curso de qualidade. Fomos credenciados agora pelo MEC com nota 4, estamos inseridos em Teresópolis já há 50 anos e temos cursos que vale a pena conhecer e querer fazer o vestibular para estudar com a gente. Temos também a proposta de receber os alunos de Ensino Médio que quiserem visitar a instituição e conhecer nossos espaços, estamos de portas abertas para todos”, afirmou Pablo Martins, assessor de marketing.
O coordenador do curso de Farmácia do Unifeso, professor Valter Gonçalves, destacou que muitos estudantes demonstraram interesse pela área após assistirem a sua palestra: “A gente trouxe uma palestra para dar a dimensão aos estudantes do Ensino Médio do que é esse universo da profissão farmacêutica. Trouxemos as áreas de atuação, quais aptidões, quais são as áreas de conhecimento que ele gosta para projetar o que ele está esperando abraçar como profissão. A gente mostrou que a chance de ocupação da profissão farmacêutica dentro das áreas da saúde é das maiores, então o estudante que escolhe essa carreira tem uma chance de empregabilidade alta”.
FOTO: A equipe de direção do Colégio Estadual Higino da Silveira explicou que o objetivo é dar maior segurança aos estudantes na escolha de qual carreira vão seguir