Um homem foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (27) após invadir e praticar furto no interior do Centro Odontológico Municipal, localizado na Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea. A ação foi identificada em tempo real após o reforço no sistema de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), que mantém uma das suas sedes exatamente ao lado do prédio invadido.
Segundo a corporação, as imagens apontaram movimentação suspeita nas dependências da unidade de saúde, o que levou ao acionamento imediato de uma equipe de patrulhamento. O suspeito foi abordado no momento em que deixava o local com objetos retirados do interior do prédio. O homem foi detido e encaminhado à 110ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada. Ele foi autuado pelos crimes de invasão, artigo 150 do Código Penal, quando há entrada ou permanência indevida em local alheio, com pena de detenção de 1 a 3 meses, ou multa – podendo ser agravada se ocorrer durante a noite ou com arrombamento, como foi o caso; e furto, artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A pena pode ser aumentada em casos de furto qualificado, como arrombamento, rompimento de obstáculo ou prática em prédio público.
Os materiais furtados foram recuperados e devolvidos ao patrimônio público.
A Guarda Civil Municipal destaca que “o monitoramento contínuo e a resposta rápida das equipes têm sido fundamentais para a proteção dos equipamentos públicos e para a prevenção de crimes contra o patrimônio”.







