Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“HOPE”: População escolhe nome do novo mascote do CBMERJ

Filhote de pastor holandês está sendo treinado para resgate de vítimas de desabamentos e soterramentos

Às vésperas do Verão, o canil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ganhou um novo integrante: Hope, um cão da raça Pastor Holandês, que está sendo treinado para salvar vidas. A população votou nas redes sociais do CBMERJ e ajudou a escolher o nome do filhote de mais de três meses que vai reforçar o time de heróis de quatro patas da corporação que atua na busca por vítimas de soterramentos causados por deslizamentos de terra e desabamentos de edificações.

O animal já iniciou o treinamento, que tem duração média de um ano e meio a dois anos, no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). Junto ao seu condutor, o cãozinho já começou a ser estimulado e adaptado a diferentes tipos de terrenos, como grama, lama, terra e pedras, simulando escombros em desastres.

Brincadeiras também são direcionadas para que ele desenvolva equilíbrio, destreza e obediência. Cada atividade tem um propósito e ajuda a construir suas habilidades para o trabalho de salvamento e resgate. “Hoje, o canil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é referência, com 14 animais aptos e 3 filhotes em preparação. Acabamos de formar uma nova turma de condutores, especialistas no serviço de busca, resgate e salvamento com cães. Nossos binômios, dupla formada pelo militar e o farejador, estão entre os melhores do Brasil e apoiam operações em todo o Estado, no território nacional e mesmo em missões internacionais”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 06/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

União, INSS e Prefeitura de Teresópolis encerram conflito histórico na Quinta do Lebrão

Segurança reforçada para as compras de fim de ano em Teresópolis

Teresopolitano morre lutando na guerra da Ucrânia

Programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Mulheres protestam no Rio e pedem maior presença do Estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE