André Oliveira
As representações de patrões e de empregados do comércio divulgaram o acordo coletivo firmado para o funcionamento das lojas visando as compras do período que antecede o Natal.
A convenção realizada entre as duas partes é praticamente a mesma observada em anos anteriores. Do dia 11 até o dia 23 de dezembro, sempre de segunda-feira à sábado, as lojas podem estender o funcionamento das 9h às 22h até o dia 23 de dezembro. Na véspera de Natal, domingo, 24, o funcionamento será das 9h às 20h. As horas extras serão pagas conforme o que prevê a CLT, ou seja, o valor cheio do período trabalhado acrescido de 50%. As empresas ficam obrigadas a fornecer lanche aos colaboradores que vão atuar em horário especial no valor mínimo de R$ 8,50.
As lojas também poderão abrir normalmente no domingo, 17 de dezembro. em horário das 9h às 18h30. Nesse caso os comerciários ganham folgas compensatórias que deverá ser gozada no período entre 2 e 15 de janeiro de 2018. Já aqueles que trabalharem na véspera do Natal vão folgar no dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval..
Segundo o representante patronal, Rodney Turl, a expectativa é o horário especial aqueça as vendas do comércio. “Esperamos vender bastante nesta época de agora. É um período muito bom para o comércio. Nós empregamos mais na expectativa de aumento nas vendas”, afirma. De acordo com o empresário, que é presidente do Sincomércio, a população que sairá às ruas para comprar deve ter bastante calma. “A gente pede ao consumidor que tenha paciência. É um momento em que todos querem comprar, utilizar seu 13º salário, tudo fica muito movimentado. O comércio se preparou, empregou mais para dar suporte com vendedores e atendentes para que todos sejam acolhidos e possam ter tranquilidade para comprar. Esse horário, estendendo o funcionamento até as 22h, dá uma margem muito boa inclusive para quem trabalha e também quer fazer suas compras. Vamos trabalhar e oferecer todo o conforto”, garante.